Previdência privada: somente 3% dos aposentados têm sustento por meio dela

Anbima entrevistou 5,8 mil pessoas em todo o território brasileiro.

Na pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha, a Associação concluiu que somente 3% dos aposentados têm a previdência privada como parte do sustento.

Nos dados divididos por classe, a Anbima concluiu que entre os membros da A e da B, 8% são adeptas da previdência privada, enquanto as da C, apenas 3% e da D e E, 1%.

A associação entrevistou também não aposentados. E, de acordo com os dados obtidos, somente 5% deles apontaram a previdência complementar como um sustento no período futuro de aposentadoria.

Segundo Marcelo Billi, o superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, somente 30% da população consegue fazer sobrar renda no fim do mês.

Billi afirma que as empresas de previdência privada precisam esclarecer melhor a população sobre os produtos que oferecem. Segundo ele, o mercado financeiro tem muitos jargões, e as pessoas acham que o produto não é para elas. “É um mercado muito regulado, mas é preciso tornar os produtos mais amigáveis, como fez a indústria farmacêutica com as bulas de remédio”, exemplifica.

O superintendente ainda acredita ser necessário mudar a estratégia para adesão à previdência complementar. Para ele, a adesão automática é o tipo ideal. E, caso o empregado não tivesse interesse, deveria informar à empresa a decisão.

Billi também chama a atenção dos investidores: ele diz que é preciso encontrar produtos financeiros mais adequados ao seu perfil do que os investimentos que estão em alta.

Apesar dos benefícios tributários e a possibilidade de contribuição das empresas para aposentadoria dos empregados, essa baixa adesão à modalidade se deve à dificuldade dos brasileiros em não conseguir separar renda para investir. Cerda de 70% da população não consegue fazer sobrar renda no fim do mês.

Se você está entre esse percentual, podemos te ajudar! Aqui, na OABPrev-SP, além de se comprometer com um plano para cuidar do seu futuro, você ainda recebe ajuda dos nossos profissionais para organizar suas finanças e conseguir honrar com as parcelas do plano!

Comece a cuidar do seu futuro conosco agora mesmo!

Reajuste da parcela de risco

Reajuste da parcela de risco da contribuição

Prezado(a) Participante Conforme regulamento do plano de benefícios da OABPrev-SP, a sua parcela de risco das contribuições será reajustada no mês de junho de 2023.

Quanto devo cobrar dos meus clientes?

A natureza autônoma e variada do trabalho do advogado demanda uma base para que a cobrança feita pelos seus serviços seja justa tanto para o

Previdência privada: ainda vale a pena?

Bom, essa pergunta surge a partir de quase um misticismo. Por conta do aumento da divulgação dos mais variados tipos de investimento, a previdência privada

Em atenção aos termos da Resolução CNPC 46, de 01/10/2021, houve a necessidade de criarmos um novo CNPJ (Plano Prever), exclusivo para o plano de benefícios, apartado do seu CNPJ originário.

Deste modo, atualizamos nossa situação junto a PREVIC, sendo que todas as cobranças da modalidade DÉBITO AUTOMÁTICO tiveram seus CNPJs alterados para 48.307.259/0001-06.