Pular para o conteúdo

Previdência privada infantil: para que serve?

Previdência Infantil

Planejar o futuro das crianças desde o momento do seu nascimento é fundamental para garantir tranquilidade e segurança na vida adulta. Um dos principais aliados nesse processo é o investimento na previdência privada infantil, que traz muitas vantagens a longo prazo e está cada vez mais presente na vida das famílias brasileiras.

De acordo com dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), as reservas de participantes dos planos de previdência complementar aberta atingiram R$ 1 trilhão em dezembro de 2020, apontando um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse resultado mostra que as pessoas estão se conscientizando da importância do planejamento financeiro. E quanto mais cedo começar a pensar no assunto, maiores serão as reservas acumuladas ao longo do tempo e a liberdade que a criança terá para aproveitar os recursos da maneira que achar melhor durante a vida adulta.

Se você quer saber mais sobre os principais aspectos e vantagens da previdência privada infantil e como fazer para contratá-la, acompanhe os seguintes tópicos do nosso artigo:

O que é previdência privada infantil?

A previdência privada infantil é um plano de previdência privada para benefício de uma criança, com o objetivo de garantir proteção financeira e acúmulo de patrimônio na fase adulta. É uma forma segura de guardar dinheiro e obter rendimentos melhores do que a conhecida poupança, oferecendo ainda mais qualidade de vida para a sua família.

Ao contratar um plano de previdência privada infantil, os recursos que você investir são aplicados no mercado financeiro, por profissionais especialistas no assunto, e ao longo dos anos o montante vai crescendo em função dos juros, até o momento do resgate.

Como essa modalidade tem foco no longo prazo, não há idade mínima para começar a contribuir, e as aplicações financeiras podem ser feitas desde o nascimento da criança. O plano deve ser contratado pelo responsável legal do menor, e é importante que a criança tenha um CPF válido.

Para que serve?

A previdência privada infantil vai muito além de oferecer, no futuro, um complemento à tradicional aposentadoria paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mais do que isso, ela deve ser considerada um dos elementos fundamentais que compõem um planejamento eficiente com foco no longo prazo.

Esse tipo de investimento também pode ser utilizado para a realização de projetos pessoais, como a compra de um carro ou um imóvel, a realização da viagem dos sonhos ou de um intercâmbio, o financiamento dos estudos, ou até a abertura de um negócio.

Nesse caso, o responsável legal do menor – que pode ser um dos pais, o tutor ou o curador legal – administra os recursos financeiros até que a criança complete a maioridade, momento em que o beneficiário deve escolher entre assumir o pagamento das próximas contribuições ou resgatar o valor acumulado.

Quanto mais cedo for contratado o plano de previdência privada infantil, maior será a reserva disponível lá na frente, e com o menor esforço possível, uma vez que as aplicações vão ser diluídas ao longo do tempo.

Quais as principais vantagens?

Como vimos nos tópicos anteriores, a previdência privada infantil tem um papel fundamental no planejamento do futuro financeiro das crianças. Mas ela conta com algumas outras vantagens que a tornam a escolha ideal para garantir uma jornada mais segura e tranquila rumo à vida adulta:

Plano personalizado

Ao contratar um plano de previdência privada infantil, é possível adequá-lo às necessidades da sua família e ao seu perfil de investimento. Você também pode escolher a periodicidade dos aportes e um valor de contribuição que não pese no orçamento familiar.

Lembrando que, para obter bons resultados no longo prazo, é importante manter a regularidade nas aplicações e encarar o investimento como um compromisso. Assim, o dinheiro rende melhor, o que possibilita a realização de mais projetos no futuro.

Facilidade na hora do resgate

Ao completar 18 anos, o beneficiário pode escolher, sem burocracia, quando e de que maneira pretende resgatar os recursos financeiros: de uma vez só ou mensalmente, como uma renda complementar.

Gestão profissional

Em se tratando de previdência privada, você pode ter certeza de que o seu dinheiro estará em boas mãos. Todos os valores investidos são administrados por profissionais especialistas do mercado financeiro, rentabilizados e repassados para a sua conta cadastrada, e o montante acumulado fica reservado.

Dessa forma, a criança pode usá-lo do jeito que achar mais apropriado durante a vida adulta.

Tributação favorável no longo prazo

Quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado no plano, menor será o percentual de imposto a pagar.

No caso da previdência privada, existe a tributação progressiva (de 0% a 27,5%) e a regressiva (de 35% a 10%), que pode ser escolhida no momento da contratação, de acordo com as metas da sua família.

Como contratar um plano de previdência privada infantil?

Agora que você já sabe os principais aspectos e vantagens da previdência privada infantil, é preciso obter um plano que proporcione uma boa rentabilidade e seja adequado às necessidades e aos objetivos da sua família.

O plano de previdência da OABPrev-SP pode ser um grande aliado na hora de garantir tranquilidade para o futuro das crianças. Ele oferece segurança, flexibilidade, taxa zero de carregamento sobre a contribuição, abono anual, assim como facilidade de contratação e transparência de informações.

Para facilitar ainda mais, você também pode calcular os valores das aplicações e os respectivos rendimentos ao longo dos anos no nosso simulador de renda. Todas as informações do seu plano ficam reunidas em uma área segura e de acesso restrito no site da OABPrev-SP, e é possível consultá-las quando quiser.

Faça uma simulação e entre em contato conosco!

Reajuste da parcela de risco

Reajuste da parcela de risco da contribuição

Prezado(a) Participante Conforme regulamento do plano de benefícios da OABPrev-SP, a sua parcela de risco das contribuições será reajustada no mês de junho de 2023.

Quanto devo cobrar dos meus clientes?

A natureza autônoma e variada do trabalho do advogado demanda uma base para que a cobrança feita pelos seus serviços seja justa tanto para o

Previdência privada: ainda vale a pena?

Bom, essa pergunta surge a partir de quase um misticismo. Por conta do aumento da divulgação dos mais variados tipos de investimento, a previdência privada

Em atenção aos termos da Resolução CNPC 46, de 01/10/2021, houve a necessidade de criarmos um novo CNPJ (Plano Prever), exclusivo para o plano de benefícios, apartado do seu CNPJ originário.

Deste modo, atualizamos nossa situação junto a PREVIC, sendo que todas as cobranças da modalidade DÉBITO AUTOMÁTICO tiveram seus CNPJs alterados para 48.307.259/0001-06.