Por que vale a pena investir em previdência privada?

Porque investistir em previdência privada

As novas regras para a aposentadoria do setor privado e dos servidores públicos, estabelecidas pela reforma da Previdência Social, e a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 levaram muitas pessoas a repensar seu planejamento financeiro.

Para garantir a proteção do patrimônio e obter rendimentos melhores do que os da poupança, milhares de brasileiros começaram a fazer aplicações em planos de previdência privada, que atualmente figuram entre os investimentos mais eficientes para acumular recursos no longo prazo.

Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), a adesão a esse tipo de produto é cada vez maior no Brasil: somente no primeiro semestre de 2021, a previdência complementar aberta obteve R$ 16,4 bilhões de captação líquida. O resultado representa um crescimento de 42%, em comparação com os R$ 11,5 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior.

Se você quer entender por que vale a pena investir em previdência privada e como contratar um plano adequado às suas necessidades e objetivos, continue a leitura deste artigo!
As vantagens da previdência privada
Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode contratar um plano de previdência privada. Quanto mais cedo o dinheiro for aplicado, maior será a reserva disponível no futuro, com o menor impacto possível sobre o orçamento, uma vez que as contribuições vão ser diluídas ao longo do tempo.

Além de ter um papel fundamental no planejamento do futuro financeiro, a previdência privada também conta com algumas outras vantagens:
Planejamento sucessório
Embora o testamento seja a ferramenta mais utilizada na sucessão patrimonial, o plano de previdência privada está cada vez mais popular entre os brasileiros, porque é considerado um recurso prático e sem burocracia, que garante segurança e tranquilidade financeira para as famílias.
Alguns dos principais benefícios ao optar por transferir o patrimônio por meio da previdência privada são a possibilidade de redução do impacto fiscal e tributário e a economia com impostos, despesas processuais e honorários advocatícios.
Além de o investimento permitir que o contratante mude os beneficiários a qualquer momento, assim como o percentual de benefício correspondente a cada um, o dinheiro é disponibilizado de forma rápida e descomplicada, uma vez que não está sujeito ao processo de inventário.
Gestão profissional
Ao contratar um plano de previdência privada, pode ter certeza de que o dinheiro investido será aplicado no mercado financeiro por profissionais qualificados e especialistas no assunto.

Ao longo dos anos, o capital será multiplicado em decorrência dos juros, até o momento do resgate. Por isso, quanto mais cedo for contratado o plano de previdência privada, maior será a reserva disponível lá na frente, e com o menor esforço possível.
Portabilidade
A portabilidade na previdência privada é um direito previsto em lei e pode ser solicitada pelo investidor de forma ilimitada. Isso quer dizer que, quando os produtos oferecidos pela instituição contratada não atenderem às expectativas do cliente, ou existir outro fornecedor de melhor qualidade no mercado, é possível acionar a portabilidade.
Além de garantir liberdade de escolha, a migração entre planos e instituições não exige o saque da reserva nem o pagamento de Imposto de Renda, o que torna o produto uma boa opção de investimento, totalmente aderente ao perfil e aos objetivos do cliente.
A escolha do plano de previdência privada ideal
Para escolher o melhor plano de previdência privada entre as diversas opções disponíveis no mercado, é preciso levar em consideração diversos aspectos, como segurança, flexibilidade, transparência de informações, taxa zero de carregamento sobre a contribuição e facilidade de negociação.

O plano de previdência da OABPrev-SP, por exemplo, além de oferecer todas essas vantagens, disponibiliza um simulador de renda, que é um recurso fundamental para você poder calcular os valores das aplicações e seus respectivos rendimentos ao longo dos anos. Todas as informações do seu plano ficam reunidas em uma área segura e de acesso restrito no site da OABPrev-SP, e é possível consultá-las quando quiser.

Faça uma simulação e entre em contato conosco!

Nova área interna - Tela 2

Nova versão da Área do Participante

Olá participante! Como você sabe, estamos sempre em busca de melhorias e benefícios para todos os participantes da OABPrev-SP. E a mais recente novidade é