Pular para o conteúdo

Entenda as diferenças entre previdência privada e seguro de vida

Para ter uma vida tranquila e segura no futuro, é importante fazer um planejamento financeiro que atenda aos seus objetivos. Mas na hora de escolher a melhor alternativa para garantir a proteção do seu patrimônio, podem surgir algumas dúvidas, especialmente em relação à previdência privada e ao seguro de vida, que são dois produtos muito procurados no mercado.

Apesar de apresentarem determinadas semelhanças, essas duas opções de investimento têm algumas particularidades que podem ser mais ou menos aderentes ao seu perfil e às suas necessidades. Por isso, é importante analisar cada detalhe para tomar a melhor decisão para o seu futuro e o da sua família.

Se você quer entender de uma vez as principais diferenças entre previdência privada e seguro de vida e como encontrar as melhores soluções para os seus objetivos, continue a leitura deste artigo!

Finalidade

Sabemos que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e impactar planos pessoais e familiares. Nesse caso, tanto a previdência privada quanto o seguro de vida podem ajudar você a se preparar para as adversidades, mas de maneiras distintas.

Previdência privada

A previdência privada tem o objetivo de garantir proteção financeira e acúmulo de patrimônio no longo prazo e é uma forma segura de guardar dinheiro e obter rendimentos melhores do que os da poupança, por exemplo. Além disso, oferece, no futuro, um complemento à tradicional aposentadoria paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Esse tipo de investimento pode ser contratado por pessoas de todas as idades, seja para a conquista de projetos pessoais, como a compra de um carro ou um imóvel, a abertura de um negócio, o financiamento dos estudos e a realização de uma viagem, ou simplesmente para garantir um futuro mais tranquilo e financeiramente estável na terceira idade.

Trata-se de uma opção ideal para acumular recursos no longo prazo, porque além de contar com planos personalizados, benefícios tributários e gestão profissional dos recursos aplicados, ela incentiva a disciplina da poupança, em função das contribuições periódicas.

Seguro de vida

Além de garantir segurança e estabilidade financeira aos beneficiários, em caso de falecimento do contratante, o seguro de vida funciona também como um importante elemento dentro do planejamento financeiro.

Ele protege o patrimônio e as reservas do segurado, em situações de invalidez ou diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, e pode se comportar como um produto complementar à aposentadoria, e até mesmo à previdência privada, na medida em que preserva e multiplica o acúmulo de recursos.

Tributação

O seguro de vida não sofre qualquer tipo de tributação e é transmitido diretamente para os beneficiários, após a seguradora autorizar o pagamento da indenização prevista em contrato.

No caso da previdência privada, existem dois tipos de tributação no momento de resgate dos recursos investidos: a progressiva (de 0% a 27,5%) e a regressiva (de 35% a 10%), que podem ser escolhidas na etapa da contratação, conforme seus objetivos de vida.

Como a previdência tem foco no longo prazo, quanto mais tempo você deixar o dinheiro aplicado no plano, menor será o percentual de imposto a pagar.

Pagamento

Outra diferença entre os dois produtos é o tempo de pagamento. No caso da previdência privada, quanto maior for o tempo de investimento, maior será o valor acumulado, em decorrência dos juros. Você pode realizar aportes em qualquer momento, no valor que desejar, sem pesar no orçamento.

Já em relação ao seguro de vida, não há um valor mínimo para investir, e as contribuições variam de acordo com o perfil do segurado, o valor da indenização e as coberturas definidas em contrato.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre previdência privada e seguro de vida, entre no site da OABPrev-SP para fazer uma simulação de plano de previdência privada, que inclui os valores das aplicações e os respectivos rendimentos ao longo dos anos.

Reajuste da parcela de risco

Reajuste da parcela de risco da contribuição

Prezado(a) Participante Conforme regulamento do plano de benefícios da OABPrev-SP, a sua parcela de risco das contribuições será reajustada no mês de junho de 2023.

Quanto devo cobrar dos meus clientes?

A natureza autônoma e variada do trabalho do advogado demanda uma base para que a cobrança feita pelos seus serviços seja justa tanto para o

Previdência privada: ainda vale a pena?

Bom, essa pergunta surge a partir de quase um misticismo. Por conta do aumento da divulgação dos mais variados tipos de investimento, a previdência privada

Em atenção aos termos da Resolução CNPC 46, de 01/10/2021, houve a necessidade de criarmos um novo CNPJ (Plano Prever), exclusivo para o plano de benefícios, apartado do seu CNPJ originário.

Deste modo, atualizamos nossa situação junto a PREVIC, sendo que todas as cobranças da modalidade DÉBITO AUTOMÁTICO tiveram seus CNPJs alterados para 48.307.259/0001-06.