Padrão de vida: como garantir equilíbrio financeiro para o futuro?

Em tempos de crise econômica e incertezas geradas pela pandemia de Covid-19, manter um padrão de vida equilibrado pode ser um grande desafio. Para adequar o orçamento à realidade financeira, é preciso pensar no longo prazo e se planejar para evitar prejuízos com possíveis imprevistos no futuro.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 64,7% dos entrevistados não têm segurança sobre o seu futuro financeiro, 69,4% mantêm os gastos em um nível igual ou maior aos ganhos e os compromissos financeiros de 53,5% reduziram seu padrão de vida.

Os resultados do questionário levaram à criação do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), que hoje totaliza 57 pontos, em uma escala de 0 a 100 pontos, e comprova a dificuldade de muitas pessoas de ter disciplina e autocontrole, de conseguir cumprir obrigações financeiras e de tomar boas decisões sob o ponto de vista de finanças pessoais.

Entretanto, o cenário revelado pela pesquisa não precisa, necessariamente, ser o seu. Afinal, é possível gerenciar o dinheiro de acordo com suas necessidades, manter as contas equilibradas e viver um padrão de vida condizente com a sua realidade financeira. Se você quer descobrir como, continue a leitura deste artigo!

O que é padrão de vida?

O padrão de vida está relacionado ao nível de satisfação e acesso de uma pessoa ou grupo social a bens e serviços, com base em seu poder de compra e sua renda. Ele pode ser simples, com serviços básicos e poucos gastos, ou alto, incluindo despesas mensais elevadas, além de produtos e serviços caros.

A escolha por um determinado padrão de vida não depende apenas do poder aquisitivo do indivíduo, mas também de seu estilo de vida. Já a qualidade de vida está atrelada à satisfação de todas as necessidades humanas, como alimentação, saúde, transporte, higiene, lazer, educação, vestuário e moradia, por exemplo.

Entretanto, não adianta adotar um padrão de vida que não seja adequado às suas condições financeiras. Esse comportamento impossibilita o planejamento do futuro e acaba levando muitas pessoas ao endividamento e ao esgotamento físico e mental, pois será necessário trabalhar dobrado para sustentar um nível de vida que ultrapassa a renda mensal.

Por isso, para garantir o equilíbrio da saúde financeira, é fundamental ter autocontrole e disciplina em relação aos gastos, de maneira que eles permaneçam sempre dentro de seu limite orçamentário.

Dessa forma, será possível se prevenir contra possíveis imprevistos no futuro e se planejar para alcançar projetos pessoais, como a compra de um carro ou um imóvel, a abertura de um negócio, o financiamento dos estudos e a realização de uma viagem, ou simplesmente para garantir um futuro mais tranquilo e financeiramente estável na terceira idade.

Como ter um padrão de vida equilibrado?

Para manter um padrão de vida satisfatório, é preciso equilibrar gastos e ganhos. Isso demanda algumas atitudes que garantem o controle eficiente das finanças, como as que listamos abaixo:

  • Faça seu planejamento com base na sua renda líquida;
  • Tenha uma reserva financeira;
  • Viva abaixo do que sua renda permite;
  • Evite utilizar o cheque especial e o crédito rotativo do cartão;
  • Faça investimentos de longo prazo.

Ao realizar investimentos de longo prazo, vale a pena contratar um plano de previdência privada, que garante proteção financeira e acúmulo de patrimônio no decorrer dos anos e é uma forma segura de guardar dinheiro e obter rendimentos melhores do que os da poupança, por exemplo.

Essa opção de investimento é ideal para acumular recursos no longo prazo, porque além de contar com planos personalizados, benefícios tributários e gestão profissional dos recursos aplicados, ela incentiva a disciplina da poupança, em função das contribuições periódicas, sem pesar no orçamento.

O plano de previdência da OABPrev-SP, por exemplo, pode ser um grande aliado para manter, ou até melhorar, o seu padrão de vida e garantir tranquilidade para o futuro. Além de oferecer segurança, flexibilidade e taxa zero de carregamento sobre a contribuição, o produto conta com abono anual, facilidade de contratação e transparência de informações.

Todas os dados do seu plano ficam reunidos em uma área segura e de acesso restrito no site da OABPrev-SP, e é possível consultá-los quando quiser. Faça uma simulação e entre em contato conosco!

Nova área interna - Tela 2

Nova versão da Área do Participante

Olá participante! Como você sabe, estamos sempre em busca de melhorias e benefícios para todos os participantes da OABPrev-SP. E a mais recente novidade é