“Uma gestão responsável tem que estar preparada para imprevistos”, afirma Daniel Blikstein

2020-08-06T09:14:31+00:00 quarta-feira ,01/07/2020|

“Neste momento tão difícil, a OABPrev SP mostra-se uma entidade proativa, preparada para tomar iniciativas que vão além de suas ações de rotina. Participantes e assistidos precisam disso.” Quem afirma é o vice-presidente do Conselho Deliberativo do fundo de previdência da advocacia, Daniel Blikstein.

Nesse sentido, duas meditas tomadas pela entidade durante a pandemia são destacadas pelo dirigente: “O não reajuste da contribuição anual para aposentadoria é medida essencial, com o seguinte detalhe: não impactará o fluxo de plano de benefício, uma vez que todos os testes elaborados por nossos técnicos foram favoráveis à medida. Além disso, ao oferecer empréstimo a baixo custo a participantes e assistidos, apoiada por  suas instituidoras, OAB SP e CAASP, a OABPrev SP mostra extrema sensibilidade com a situação difícil pela qual muitos passam devido à terrível pandemia. As condições oferecidas para aquisição de empréstimo são as melhores, possibilitadas pela solidez do fundo de previdência da advocacia”.

Diferentemente de alguns fundos previdenciários, a OABPrev SP segue firme com os princípios financeiros que a norteiam. Enquanto várias entidades tiveram de rever seus investimentos por causa das oscilações do mercado, o fundo da advocacia manteve-se nos limites da sua política de investimento, a qual, por bem elaborada, tem suportado a crise momentânea.  A atual política de investimento da OABPrev SP estabelece que de 75,19% a 100% dos seus recursos sejam aplicados em renda fixa, de 7,32% a 15% em renda variável, entre 14,49% a 15% em fundos estruturados e de 3% a 7% em outros papéis – uma política segura, portanto.

“Tal política de investimento permitiu que, em abril, a OABPrev SP alcançasse rentabilidade de 1,54%, ou seja, 550% do CDI (0,38%) e 700% da Poupança (0,22%), resultado excepcional no atual cenário econômico, que recupera parte das perdas registras em fevereiro e março”, destaca Blikstein. E acrescenta: “Esta terrível pandemia nos ensina que uma gestão responsável deve estar preparada para imprevistos para não sucumbir a eles. Nada é por acaso: se o fundo de previdência da advocacia hoje consegue responder positivamente à crise, proporcionando a seus participantes e assistidos meios de atravessá-la sem o comprometimento dos seus benefícios, é porque a segurança sempre nos foi um valor maior desta gestão”.

Segundo o vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev SP, que é também presidente da Subseção de Campinas da OAB SP, a realidade vivida em tempos de pandemia torna ainda mais importante a conservação de uma poupança de longo prazo. “Em tempos de normalidade, preocupar-se com o futuro já é um comportamento obrigatório face às incertezas comuns à economia do país. Nos tempos de pandemia, mais ainda. As gestões responsáveis da OABPrev-SP, da OABSP e da CAASP nos dão a segurança necessária para seguir e ultrapassar esse momento difícil.”

Mais Notícias OABPrev

O novo presidente da OABPrev SP carrega na bagagem 22 anos de advocacia e três gestões como presidente da Subseção de Campinas da OAB SP. No plano de previdência da advocacia já foi diretor administrativo e de Benefícios, membro e vice-presidente do Conselho Deliberativo. Aos 45 anos, Daniel [...]

“É fundamental uma aproximação maior entre a OABPrev SP e as Subseções da OAB.  Na verdade, é justamente essa aproximação que servirá de mola propulsora para aumentar o número de adesões”. As palavras são de Leandro Aguiar Piccino, novo presidente do Conselho Deliberativo do fundo de previdência da [...]

Transparência absoluta e rigor no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados estão no foco da nova presidente do Conselho Fiscal da OABPrev SP, Luiza Gomes Gouvêa Miranda. Advogada desde 2010 e atual secretária-geral adjunta da Subseção de Franca da OAB SP, ela é direta ao comentar [...]

Fale com nosso chat