Sem reforma, Previdência poderá consumir metade do PIB em 2065, diz estudo do BID

2019-05-23T15:36:09+00:00 quinta-feira ,09/05/2019|

Estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) divulgado no começo de maio de 2019 mostra que a Previdência consumiu 12,5% do PIB brasileiro em 2015. Caso não se concretize a reforma do setor, esse percentual chegará a 50,1% em 2065. Segundo os pesquisadores, tal quadro deve-se “ao elevado gradiente de envelhecimento, bem como ao fato de que a maioria das pessoas se aposenta entes dos 60 ou 65 anos e recebe pelo menos o salário mínimo como aposentado”.

De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, “a Previdência é muito importante, mas não é a melhor forma de fazer política social – e o que se destaca no nosso gasto social é a Previdência”.

“Se o Brasil já gasta cerca de 13% do PIB com Previdência, o que será deste país com um envelhecimento tão rápido?”, indaga Mansueto.

O BID recomenda ao Brasil, e aos demais países da América Latina, que preservem gastos com ao mais jovens, que acabam pressionados pelo excesso de despesas com os mais velhos.

“Sem reformas, o gasto público com o envelhecimento na América Latina deverá aumentar de 16% para 27,6% do PIB até 2065. Os custos das aposentadorias deverão contribuir mais para o aumento do gasto relacionado com idade, aumentando 8 pontos percentuais. O gasto público com saúde deverá aumentar 5,2 pontos percentuais até 2065, enquanto o gasto com educação deverá diminuir 1,6 ponto percentual, já que os gastos por estudante permanecem estáveis no nível de 2015”, adverte o documento do BID.

Mais Notícias OABPrev

O novo presidente da OABPrev SP carrega na bagagem 22 anos de advocacia e três gestões como presidente da Subseção de Campinas da OAB SP. No plano de previdência da advocacia já foi diretor administrativo e de Benefícios, membro e vice-presidente do Conselho Deliberativo. Aos 45 anos, Daniel [...]

“É fundamental uma aproximação maior entre a OABPrev SP e as Subseções da OAB.  Na verdade, é justamente essa aproximação que servirá de mola propulsora para aumentar o número de adesões”. As palavras são de Leandro Aguiar Piccino, novo presidente do Conselho Deliberativo do fundo de previdência da [...]

Transparência absoluta e rigor no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados estão no foco da nova presidente do Conselho Fiscal da OABPrev SP, Luiza Gomes Gouvêa Miranda. Advogada desde 2010 e atual secretária-geral adjunta da Subseção de Franca da OAB SP, ela é direta ao comentar [...]

Fale com nosso chat