São Paulo sedia em agosto Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar

2019-07-24T10:42:00+00:00 quarta-feira ,26/06/2019|

Acontece nos dias 19 e 20 de agosto no Hotel Renaissance (Alameda Santos, 2.233), em São Paulo, o 14º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Destinado a dirigentes, gestores e advogados do setor, o evento é o mais relevante fórum jurídico do sistema de previdência complementar fechada. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), organizadora do evento. O endereço é www.abrapp.org.br.

O 14º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar provocará reflexões sobre quais serão os impactos das inovações constitucionais, legais e regulatórias sobre o regime da previdência complementar fechada.

“É um evento muito importante para os colegas do sistema, por ser uma oportunidade de reciclagem, um momento de aprendizado e de troca de experiências”, afirma o presidente da OABPrev-SP, Marcelo Sampaio Soares. “Os debates envolverão um mercado relativamente novo e os temas programados estão na ordem do dia. Além disso, a previdência complementar é um campo de trabalho muito interessante para os advogados mais jovens”, completa.

A abertura 14º Encontro será no dia 19 de agosto às 10h. Em seguida, realiza-se palestra magna. Às 13h30 começam as plenárias.  “Reforma previdenciária e impactos para a previdência complementar fechada” será o primeiro tema a ser discutido.

Às 15h45, a plenária “MP da liberdade econômica”, cuja a pauta envolve os princípios e propósitos da Medida Provisória Nº 881/2019, bem como os impactos sobre a previdência complementar fechada e a limitação da responsabilidade versus responsabilidade do cotista do Fundo de Investimento, encerra os trabalhos do primeiro dia de evento.

No dia seguinte, 20 de agosto, a partir das 8h30, o tema será “A instrumentalização do CNPJ por plano”, estarão em discussão nesta mesa a independência patrimonial dos planos de benefícios da entidades fechadas e a operacionalização da Resolução CNPC nº 31, de 11/12/18.

Na sequência será debatido o “Artigo 202 da Constituição Federal e a Previdência complementar fechada na Justiça do Trabalho”. Entre os subtemas em discussão estão à competência para julgamento das ações relativas à previdência complementar fechada e a inclusão de verbas remuneratórias nas complementações de aposentadoria e custeio (efeitos da tese definida sob o rito dos recursos repetitivos pelo Resp nº 1.312.736/RS).

Prevista para 14h, a quinta plenária do 14º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar abordará a “Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) e seus aspectos relevantes”, além das consequências do regime sobre as EFPC.

“A Nova estrutura de Supervisão e Regulação da Previdência Complementar” será objeto do último debate do evento, visando a propor reflexões sobre o fomento ao setor e a proposta de criação de um ​Código de Proteção ao Poupador.

Mais Notícias OABPrev

As entidades fechadas de previdência complementar estão atuando junto ao Governo Federal e o Congresso Nacional para que os pleitos do sistema que congrega os fundos de pensão sejam incorporados ao novo modelo previdenciário brasileiro, fruto da reforma da Previdência. Tal ação, sob comando da Abrapp (Associação Brasileira [...]

Aparência física / beleza, inteligência emocional, dinheiro / sucesso, amor / relacionamento e evolução pessoal. Essas têm sido as áreas de interesse dos brasileiros em 2019, segundo o Google. Um relatório da empresa divulgado no dia 30 de agosto – o Google Retail Summit – apresenta uma análise [...]

“Estamos animados com o andamento das reuniões do Conselho Nacional de Previdência Complementar. Temos obtido avanços no sentido de delinear qual o caminho que a previdência privada deve trilhar”. A afirmação é do presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Jarbas de Biagi, que integra o CNPC na condição [...]

Fale com nosso chat