Relatório anual da OABPrev SP mostra entidade em perfeito equilíbrio financeiro

2020-06-17T15:20:42+00:00 quarta-feira ,13/05/2020|

Encontra-se disponível no site da OABPrev SP (oabprev-sp.org.br) o Relatório Anual de Informações (RAI) referente ao ano de 2019, ação sobre a qual todos os participantes do fundo de previdência da advocacia foram informados por e-mail. “Trata-se de uma prestação de contas obrigatória e indispensável àqueles que têm a transparência como item fundamental de gestão”, afirma o presidente da entidade, Marcelo Sampaio Soares.

Do RAI constam todos os demonstrativos administrativos, financeiros e contábeis do plano, balanços, política de investimentos, rentabilidade, evolução do número de participantes e outros quesitos referentes ao exercício de 2019. O documento inclui pareceres de auditoria independente, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da entidade. Em todas as manifestações, destaca-se o equilíbrio das contas da OABPrev SP.

Quem percorrer as 42 páginas da versão completa do RAI verá a descrição de um plano previdenciário com mais de 51 mil participantes, dono de ativos líquidos de 928 milhões de reais ao término de 2019 e que já paga benefícios a 255 pessoas. Verá, também, que a OABPrev SP apresentou rentabilidade líquida de 8,91% no ano passado.

A seguir, confira o parecer da auditoria independente PricewaterhouseCoopers:

Examinamos as demonstrações contábeis da OAB Prev-SP – Fundo de Pensão Multipatrocinado da Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2019 e as respectivas demonstrações da mutação do patrimônio social, da mutação do ativo líquido, do ativo líquido, do plano de gestão administrativa e das provisões técnicas do plano de benefícios para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da OAB Prev-SP – Fundo de Pensão Multipatrocinado da Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo em 31 de dezembro de 2019 e o desempenho de suas operações para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades reguladas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

 

Abaixo, leia o parecer do Conselho Fiscal da OABPrev SP:

 O Conselho Fiscal da OABPrev-SP, no exercício de suas atribuições legais e estatutárias, conforme disposto no artigo 41 do Estatuto, em reunião ordinária de 19 de março de 2020, analisou o parecer da Auditoria Independente e às Demonstrações Financeiras e Contábeis referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2019, constatando que foram elaborados de acordo com os princípios gerais de governança, e em consonância com as práticas contábeis adotadas no Brasil. Após a devida análise, o Conselho Fiscal conclui que os documentos acima referidos refletem adequadamente a situação patrimonial e financeira da Entidade, razão pela qual recomenda a sua aprovação, em especial no tocante às contas da Diretoria Executiva – exercício do ano de 2019, sem restrições, pelo Conselho Deliberativo da OABPrev-SP.

 

Abaixo, o parecer do Conselho Deliberativo da OABPrev SP:

 Em reunião extraordinária de 19 de março de 2020, o Conselho Deliberativo da OABPrev/SP, no uso das competências de que trata o artigo 31 do Estatuto, examinou às Demonstrações Financeiras e Contábeis da Entidade, relativamente ao exercício findo em 31 de dezembro de 2019. Com fundamento nas análises procedidas, além dos esclarecimentos prestados pela Diretoria Executiva, e diante do conteúdo dos Pareceres dos Auditores Independentes e do Conselho Fiscal, o Conselho Deliberativo conclui que as atividades administrativas obedeceram aos dispositivos estatutários da OABPrev-SP e às normas legais vigentes, razão pela qual aprova às Demonstrações Financeiras e Contábeis da Entidade, que refletem adequadamente sua situação patrimonial e financeira, contemplando todas as atividades e operações desenvolvidas no exercício findo ora examinado.

Mais Notícias OABPrev

Encontra-se no site da entidade (www.oabprev-sp.org.br) a relação de candidatos às vagas reservadas a participantes e assistidos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da OABPrev SP, conforme já homologado pela Comissão Eleitoral. A eleição ocorrerá eletronicamente da zero hora do dia 20 de outubro às 23h59 do dia 22 [...]

A OABPrev SP alcançou em junho rentabilidade de 1,47%, resultado equivalente a 668% do CDI (0,22%) e a 864% da Poupança (0,17%). A rentabilidade acumulada pelo fundo da advocacia no segundo trimestre foi de 4,10%, percentual que a aproxima da superação total das perdas causadas pela pandemia do [...]

Em breve, participantes e assistidos da OABPrev SP poderão fazer empréstimo junto ao fundo de previdência da advocacia. “As condições serão excelentes. Tomamos todas as medidas para gerar esse benefício ao custo mais baixo possível. Nós, diretores e conselheiros, estamos sensíveis à situação atual, que requer solidariedade e [...]

Fale com nosso chat