Quarentena pode ser boa oportunidade para planejamento financeiro

2020-05-08T15:35:12+00:00 quarta-feira ,08/04/2020|

Momentos de crise nos permitem reavaliar comportamentos e escolhas diárias. Nesse sentindo, este período de quarentena e home office mostra-se oportuno para rever o orçamento, melhorar a saúde financeira e se preparar para o futuro com ainda mais atenção. “A educação financeira tem um papel muito importante na vida das pessoas, e em tempos complicados como o que estamos vivendo passa a ser fundamental”, afirma Fabio Gallo Garcia, professor da Fundação Getúlio Vargas.

Autor de diversos livros sobre o tema, Gallo explica: “Muitas são as propostas para resolver ou minimizar a situação das famílias no pós-quarentena. Embora muitas medidas corretas estejam sendo veiculadas, os canais de solução econômica do problema serão o maior obstáculo. Assim, as famílias que obtiverem maior conhecimento sobre suas finanças e como tratar o seu dinheiro poderão desbloquear muitos desses canais para obtenção de recursos e reorganização financeira”.

Os “canais” aos quais Gallo se refere são as informações, as habilidades, a clareza, a confiança e a tranquilidade de que os indivíduos precisam para tomar decisões.

“Dessa forma, esse indivíduo terá os elementos conceituais que lhe permitirão conhecer, entender e ponderar sobre como organizar o seu orçamento para ultrapassar este período e como organizar a sua vida financeira no pós-isolamento, como obter os melhores financiamentos, como tratar os tributos e como mitigá-los, como não entrar em dívidas e evitar carregar juros muito altos que comprometam o seu futuro, como negociar as dívidas etc”, enumera o professor.

Um dos instrumentos mais eficazes de educação financeira é o planejamento: estabelecer objetivos de vida, organizar entradas e despesas, comprometer-se com investimentos contínuos. “Dá trabalho e exige dedicação, já que é preciso realizar manutenção no planejamento, mas os resultados sempre são compensadores”, diz o especialista.

Mesmo aqueles que possuem bom conhecimento financeiro têm ajustes a fazer diante desta nova realidade. Muitos comportamentos financeiros estão desatualizados e precisam ser corrigidos para a nova realidade. “Ter alto grau de bem-estar não é ter riqueza pessoal, muitas são as pessoas ricas que não se sentem felizes. Em contrapartida, viver como se planejou leva as pessoas a um alto nível de bem-estar mesmo quando não são ricas”, salienta Garcia.

A OABPrev-SP criou junto com a Icatu Seguros (que gere os investimentos do fundo dos advogados) e a Fundação Getúlio Vargas uma série de cursos on-line gratuitos que ensinam como organizar a vida financeira de modo simples e didático. Para saber mais e ter acesso ao conteúdo, basta fazer um rápido cadastro em www.oabprev-sp.org.br/cursosonline.

Mais Notícias OABPrev

Ninguém esperava um choque tão grande na vida cotidiana quanto o provocado pela pandemia de coronavírus. No tocante à utilização de meios virtuais, contudo, a sintonia com tempos modernos foi diagnosticada bem antes da Covid-19. Foi a partir dessa percepção que a OABPrev SP lançou, em 2019, o [...]

Ainda não é possível saber o real impacto socioeconômico do novo coronavírus. Porém, não há dúvidas de que o choque provocado pela Covid-19 deve ser único na História. De cada crise, contudo, é possível tirar lições que previnam ou atenuem a próxima. Como não lembrar do fatídico 15 [...]

Os benefícios por morte e invalidez total e permanente a assistidos da OABPrev SP, cujo sinistro decorra de infecção pelo coronavírus, serão pagos conforme o regulamento do plano de previdência da advocacia, sem qualquer excludente por pandemia. A exclusão por epidemia ou pandemia, que é comum no setor [...]

Fale com nosso chat