Previdência privada: entenda por que esse investimento é essencial para o planejamento financeiro

Previdência privada: entenda por que esse investimento é essencial para o planejamento financeiro

2021-05-28T18:40:23+00:00 sexta-feira ,28/05/2021|

A crise econômica e os imprevistos gerados pela pandemia do novo coronavírus mudaram o comportamento das pessoas, que se tornaram mais conscientes da importância do planejamento financeiro para ter uma vida segura e tranquila no futuro.

 

Diante desse cenário, milhares de brasileiros que não tinham o hábito de poupar dinheiro começaram a investir em planos de previdência privada para garantir proteção financeira e obter rendimentos melhores do que os da poupança.

 

Essa opção de investimento é ideal para acumular recursos no longo prazo, porque além de contar com planos personalizados, benefícios tributários e gestão profissional dos recursos aplicados, ela incentiva a disciplina da poupança, em função das contribuições periódicas.

 

Se você quer entender melhor por que a previdência privada é uma das principais aliadas do planejamento financeiro e da construção da qualidade de vida no futuro, continue a leitura deste artigo!

Aumento da expectativa de vida

A expectativa de vida no Brasil vem aumentando ao longo das últimas décadas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro nascido em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos, três meses a mais em relação ao ano de 2018. Para as mulheres, a longevidade é de 80,1 anos e para os homens, de 73,1 anos.

 

Esse contexto aumenta ainda mais o desafio de nos prepararmos para ter segurança financeira e vivermos com mais qualidade no futuro. Por isso, é fundamental investir em um plano de previdência privada, que vai proporcionar a multiplicação de seu capital no decorrer dos anos, em função dos juros, e garantir proteção financeira na terceira idade.

 

E quanto mais cedo ele for contratado, maior será a reserva disponível lá na frente, e com o menor esforço possível, pois as aplicações vão ser diluídas ao longo do tempo.

Reforma da Previdência Social

A reforma da Previdência Social, aprovada em 2019, estabeleceu novas regras para a aposentadoria do setor privado e dos servidores públicos, o que acabou adiando o acesso de muitos brasileiros ao benefício. Essa realidade reforça que não devemos delegar a responsabilidade de planejamento e construção do nosso futuro somente ao Estado.

 

Dentro desse contexto, a previdência privada se torna uma aliada fundamental, uma vez que agrega rentabilidade e ajuda na redução de risco financeiro ao longo dos anos. Ela atua como um complemento à aposentadoria paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas não fica restrita apenas a essa função.

 

O investimento pode ser considerado também para a conquista de projetos pessoais, como a compra de um carro ou um imóvel, a abertura de um negócio, o financiamento dos estudos e a realização de uma viagem.

O plano de previdência privada ideal

Agora que você já sabe que a previdência privada é uma peça-chave do planejamento financeiro, é preciso escolher um plano que proporcione rentabilidade atraente e seja adequado às suas necessidades e objetivos.

 

O plano de previdência da OABPrev-SP, por exemplo, é uma boa opção na hora de garantir tranquilidade para o futuro. Além de oferecer segurança, flexibilidade e taxa zero de carregamento sobre a contribuição, o produto conta com abono anual, facilidade de contratação e transparência de informações.

 

Para tornar todo o processo ainda mais prático, você também pode calcular os valores das aplicações e os respectivos rendimentos ao longo dos anos no nosso simulador de renda. Todas as informações do seu plano ficam reunidas em uma área segura e de acesso restrito no site da OABPrev-SP, e é possível consultá-las quando quiser.

 

Faça uma simulação e entre em contato conosco!

 

Fale com nosso chat