Patrimônio da OABPrev-SP alcança R$ 800 milhões e a consolida como um dos maiores fundos instituídos do país

2019-03-18T17:33:02+00:00 quinta-feira ,28/02/2019|

Aos 12 anos de sua criação, a OABPrev-SP consolida-se como um dos mais poderosos fundos fechados de previdência do Brasil. Com 48 mil participantes – e o extraordinário ritmo de crescimento médio de 500 adesões por mês –, a previdência da advocacia acumulou até janeiro de 2019 patrimônio de 800 milhões de reais.

Instituída pela Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, a entidade congrega profissionais inscritos nas secionais da Ordem de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. E já paga benefícios a 195 pessoas, entre aposentadorias, pensões por morte e invalidez.

“Este patamar patrimonial é um marco importante da entidade, e que se deve a uma série de fatores, entre os quais o peso dos nossos instituidores, o trabalho incansável de diretores e conselheiros e a atuação das nossas empresas parceiras”, afirma o presidente da OABPrev-SP, Marcelo Sampaio Soares.

O exponencial crescimento do fundo da advocacia, segundo o presidente, mostra que seu público-alvo “aprendeu a renunciar momentaneamente a algum bem de consumo para, lá na frente, assegurar qualidade de vida para a família”. Para Soares, mesmo com resultados expressivos, “a OABPrev-SP ainda tem enorme potencial para avançar”.

Em janeiro, a OABPrev-SP registrou rentabilidade de 1,11%, ante um CDI de 0,54%. “Caminhamos de vento em popa, com rentabilidade acima da média”, assinala o diretor financeiro Marco Antonio Cavezzale Curia. “Adaptamo-nos sempre aos sinais do mercado, sem nos afastar, contudo, do trinômio rentabilidade-segurança-liquidez, conforme nossa política de investimento”, salienta Cavezzale.

O alcance da marca de 800 milhões de reais em hiato de tempo relativamente curto prova que “projetos efetivamente voltados para a categoria, bem estruturados, dão resultado”, avalia Jarbas de Biagi, presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP.

“Nossos valores constituem poupança previdenciária, que, por sua vez, significa não só proteção aos advogados e familiares, mas também o crescimento econômico do país”, destaca Biagi. E acrescenta: “Em qualquer lugar, quando se fala em 800 milhões de reais de patrimônio, fala-se de uma entidade forte”.

SolidezA OABPrev-SP apresenta um crescimento sólido e condizente com uma gestão preocupada com a relação risco / retorno e, principalmente, com a construção de reserva previdenciária de longo prazo. Assim entende Bruno Horovitz, sócio da Icatu Vanguarda, empresa parceira do fundo da advocacia na gestão de investimentos.

“Desde o fim do ano passado, em reuniões do Comitê de Investimentos da OABPrev-SP, decidimos, em função de uma perspectiva melhor para o cenário de 2019, aumentar a exposição a risco do fundo, ou seja, aumentamos a exposição em renda variável e em fundos multimercados. Ambas as classes performaram muito bem no início deste ano”, explica Horovitz.

Para Nathan Batista, sócio da Aditus, consultoria financeira parceira da OABPrev-SP, 800 milhões de reais em patrimônio “é uma cifra relevante”, que confere à entidade “maior poder de barganha, na medida em que se tem uma escala de recursos maior para negociar com gestores”. Segundo Batista, o trabalho de fomento do fundo da advocacia remete a 12 anos atrás, “quando se criaram as bases para este crescimento mais pronunciado agora, num contexto de reforma da Previdência”.

“As alocações da OABPrev-SP são resultado de um robusto processo de investimento, onde não há lugar para aleatoriedade”, frisa Nathan Batista. A boa rentabilidade obtida em janeiro, bem como em períodos anteriores, explica, “deve-se a um cenário mais construtivo, em que performaram muito bem renda variável, multimercados e juros reais indexados à inflação”.

Mais Notícias OABPrev

Aos 12 anos de sua criação, a OABPrev-SP consolida-se como um dos mais poderosos fundos fechados de previdência do Brasil. Com 48 mil participantes – e o extraordinário ritmo de crescimento médio de 500 adesões por mês –, a previdência da advocacia acumulou até janeiro de 2019 patrimônio [...]

As entidades fechadas de previdência complementar não podem desviar o olhar dos próximos acontecimentos políticos, particularmente a tramitação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. Assim entende Bruno Horovitz, sócio da Icatu Vanguarda, empresa parceria da OABPrev-SP na gestão de investimentos. “Sem dúvida, as atenções no cenário local [...]

Em meio às cogitações que antecedem o envio ao Congresso do projeto de reforma previdenciária do Governo Federal, os fundos de pensão caminham céleres como garantidores do futuro de parcela significativa da população e impulsionadores da economia. Segundo o Consolidado Estatístico da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas [...]