OABPrevs começam a desenvolver sistema de adesão digital

2018-08-08T11:59:37+00:00 quinta-feira ,12/07/2018|

Os advogados que ainda não aderiram à OABPrev-SP, bem como aos demais fundos de previdência da advocacia do país, terão em breve uma forma simples e desburocratizada de fazê-lo. Nos dias 25 e 26 de junho, o gerente executivo da OABPrev-SP, Cesar Furue, reuniu-se em São Paulo com seus homólogos dos fundos da advocacia de Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais no “I Encontro de Gerentes das OABPrevs” para compartilhar ideias com vistas à implementação de uma ferramenta que permita a adesão aos planos por meio eletrônico.

A utilização de transações remotas por meio de plataformas digitais no relacionamento das entidades com participantes e assistidos foi autorizada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar no dia 3 de abril de 2018, com a publicação da Resolução nº 26.  A medida traz não só praticidade, mas importantes avanços no sentido da transparência e da segurança jurídica dessas operações.

Com o aval do CNPC, as entidades poderão oferecer por meio de aplicativos para dispositivos móveis e/ou sites, serviços como adesão de plano aos proponentes, alteração de condições previstas no regulamento (percentual de contribuição, aporte extraordinário, forma de pagamento do benefício), portabilidade e cancelamento de inscrição.

Para Furue, a adoção de um sistema de operações digital dará agilidade à implantação das propostas de filiação à OABPrev-SP. Ele sublinha que o ingressante terá todo o suporte para a contratação de um plano, pois a tecnologia proporcionará um novo canal de comunicação e relacionamento entre a entidade e o advogado. “Com o atendimento diretamente pelo site, o advogado terá a qualquer hora esclarecimentos sobre todos os planos e passos para sua adesão”, explica.

A contratação on-line faz parte também de uma série de ações que a OABPrev-SP deseja implementar para atrair os advogados mais jovens. Furue acredita que o modelo remoto de adesão agradará às novas gerações. “Os mais jovens têm mais facilidade em aceitar este mundo virtual. Podemos crescer nas adesões dos jovens advogados”, observa.

O gerente executivo da OABPrev-SP estima que o sistema para adesão por meio digital deverá estar concluído em dezembro deste ano.

Mais Notícias OABPrev

A Previc publicou na última terça-feira (11), no Diário Oficial da União, regras para fortalecer o controle dos registros contábeis das EFPCs. Fabio Coelho, diretor-superintendente do órgão, disse a jornalistas durante o 39º Congresso Brasileiro das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), em Florianópolis,  que o objetivo é o [...]

Luís Eduardo Afonso propõe “milhagem” para aposentadoria e exalta papel dos fundos de pensão “Precisamos equacionar as finanças públicas. Sem isso não se constroem as bases do crescimento sustentável da nossa economia. E, neste momento, equacionar as finanças públicas significa fazer a reforma da Previdência Social”. A afirmação [...]

O setor da previdência complementar fechada, que já conta com base legal abrangente, avança no campo da governança ao buscar a elaboração e a implantação de regras de gestão que garantam ainda mais segurança aos participantes. Nesse sentido, a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) finaliza uma resolução [...]