OABPrevs começam a desenvolver sistema de adesão digital

2018-07-12T09:58:38+00:00 quinta-feira ,12/07/2018|

Os advogados que ainda não aderiram à OABPrev-SP, bem como aos demais fundos de previdência da advocacia do país, terão em breve uma forma simples e desburocratizada de fazê-lo. Nos dias 25 e 26 de junho, o gerente executivo da OABPrev-SP, Cesar Furue, reuniu-se em São Paulo com seus homólogos dos fundos da advocacia de Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais no “I Encontro de Gerentes das OABPrevs” para compartilhar ideias com vistas à implementação de uma ferramenta que permita a adesão aos planos por meio eletrônico.

A utilização de transações remotas por meio de plataformas digitais no relacionamento das entidades com participantes e assistidos foi autorizada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar no dia 3 de abril de 2018, com a publicação da Resolução nº 26.  A medida traz não só praticidade, mas importantes avanços no sentido da transparência e da segurança jurídica dessas operações.

Com o aval do CNPC, as entidades poderão oferecer por meio de aplicativos para dispositivos móveis e/ou sites, serviços como adesão de plano aos proponentes, alteração de condições previstas no regulamento (percentual de contribuição, aporte extraordinário, forma de pagamento do benefício), portabilidade e cancelamento de inscrição.

Para Furue, a adoção de um sistema de operações digital dará agilidade à implantação das propostas de filiação à OABPrev-SP. Ele sublinha que o ingressante terá todo o suporte para a contratação de um plano, pois a tecnologia proporcionará um novo canal de comunicação e relacionamento entre a entidade e o advogado. “Com o atendimento diretamente pelo site, o advogado terá a qualquer hora esclarecimentos sobre todos os planos e passos para sua adesão”, explica.

A contratação on-line faz parte também de uma série de ações que a OABPrev-SP deseja implementar para atrair os advogados mais jovens. Furue acredita que o modelo remoto de adesão agradará às novas gerações. “Os mais jovens têm mais facilidade em aceitar este mundo virtual. Podemos crescer nas adesões dos jovens advogados”, observa.

O gerente executivo da OABPrev-SP estima que o sistema para adesão por meio digital deverá estar concluído em dezembro deste ano.

Mais Notícias OABPrev

A carteira consolidada das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPCs teve rentabilidade de 3,14% no primeiro bimestre, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). O retorno da carteira é superior à do mesmo período de 2017, quando a rentabilidade chegou a [...]

O ritmo de adesões à OABPrev-SP continua diferenciando-a das congêneres. De janeiro a maio de 2018, um total de 2.042 inscrições foram efetuadas. Somando-se outras 511 recuperadas, chega-se à média mensal de 510 novos participantes.  Entre os estados que compõem o fundo da advocacia (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, [...]

A Resolução 4.661 do Conselho Monetário Nacional, que reduz de 20% para 15% do patrimônio o limite para aplicação nos FIPs (Fundos de Investimento em Participações) pelas entidades fechadas de previdência complementar, entre outras medidas, ganhará regras operacionais. A informação foi dada pelo diretor-superintendente da Previc, Fábio Coelho, [...]