OABPrev-SP inaugura nova sede com a presença de todos os seus ex-presidentes

2018-06-25T19:05:39+00:00 quarta-feira ,13/06/2018|

 Não foi um mero ato formal. A inauguração da nova sede da OABPrev-SP, no último dia 15 de maio, revestiu-se de inusitada emoção pela presença das pessoas que no passado a conceberam. Lideranças da advocacia, entre as quais o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, ele próprio integrante da primeira diretoria do fundo da advocacia, em 2006, rememoraram os trabalhos que resultaram no maior plano fechado de previdência complementar instituído por entidades de classe do Brasil. Junto com ele estavam os três ex-presidentes do fundo – Octavio Augusto Pereira de Queiroz Filho, Arnor Gomes da Silva Júnior e Luís Ricardo Marcondes Martins – e o atual, Marcelo Sampaio Soares, além de Jarbas Antonio de Biagi, presidente do Conselho Deliberativo da entidade desde sua criação.

Marcos da Costa lembrou que a ideia de instituir um fundo de previdência dos advogados nasceu durante a gestão de Rubens Approbato Machado na Secional (1998-2000), mas os trabalhos que efetivamente resultaram na sua criação foram iniciados e concluídos entre 2004 e 2006, durante o primeiro mandato de Luiz Flávio Borges D’Urso na Ordem, logo após desenhada a legislação do setor.

“A OABPrev-SP recebeu a confiança da classe em pouco tempo. Mesmo em um país que não tem cultura de poupança, e com um ambiente de insegurança, chegamos onde estamos hoje”, enalteceu o presidente da OAB-SP, referindo-se ao fato de o plano de previdência contar com mais de 46 mil participantes e já deter patrimônio de 700 milhões de reais. “A OABPrev-SP conserva a filosofia que vem desde Approbato: é uma entidade para advogados, gerida por advogados”, assinalou.

“Sinto-me honrado em poder servir a esta entidade”, sentenciou Marcelo Sampaio Soares. “Hoje somos uma referência, mas vamos continuar trabalhando para crescer cada vez mais”, assegurou, tendo ao seu lado os diretores Marco Antonio Cavezzale Curia (Financeiro) e Paulo Carvalheiro (Administrativo e Benefícios)

Conforme expôs Jarbas de Biagi, neste momento a OABPrev-SP paga benefícios previdenciários, entre pensão por morte, por invalidez e aposentadoria programada, a 160 advogados ou familiares de nove estados – Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. “O plano é contratado por pessoas que estão pensando nos seus familiares, e isso dignifica ainda mais a nossa atividade”, disse Biagi, tendo ao seu lado o vice-presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, que é secretário-geral da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), o presidente do Conselho Fiscal, Jairo Haber, também diretor da Caixa, e demais conselheiros.

Atual presidente da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Luís Ricardo Marcondes Martins observou que os fundos fechados de previdência complementar, a exemplo da OABPrev-SP, entidade que presidiu por duas gestões, “são parte da solução para os problemas do país” não apenas como opção de poupança, mas como fonte de recursos para investimentos em infraestrutura. Junto com Martins estava o superintendente da Abrapp, Devanir Silva.

Pela Secional também compareceram ao evento o vice-presidente Fábio Romeu Canton Filho e a secretária-geral adjunta Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos. Da parte da CAASP, além dos já citados, estavam na solenidade os diretores Jorge Eluf Neto (tesoureiro) e Célio Luiz Bitencourt.

Representaram a Mongeral, empresa parceira que comercializa o plano de benefícios da OABPrev-SP, Márcio Batistuti (diretor regional Oeste)  e Eugênio Guerim Jr. (diretor de Previdência Privada).

A cerimônia de inauguração da nova sede da OABPrev-SP coincidiu com a abertura do Encontro de Presidentes das OABPrevs do Brasil, que se estendeu por dois dias no local. Além do presidente e dos diretores da OABPrev-SP, participaram o presidente da OABPrev Paraná, Welington Silveira, o diretor administrativo da OABPrev Minas Gerais, Bernardo Andrade, a diretora administrativa da OABPrev Rio Grande do Sul, Cláudia Bueno, o presidente da OABPrev Santa Catarina, Ezair Meurer Júnior, e o presidente da OABPrev Goiás, Enil de Souza Neto.

Uma sede à alturaO imóvel que abriga a sede do fundo de previdência da advocacia (à Rua da Glória, 34, atrás do Fórum João Mendes, no centro de São Paulo) passou por obras de reforma que o tornaram especialmente afeito à sua finalidade: atender com conforto e funcionalidade participantes, assistidos e advogados que desejem obter informações ou aderir ao plano. “Esta casa tem a cara da entidade, voltada principalmente para o atendimento”, salienta César Furue, gerente-executivo da OABPrev-SP. “A mudança deve ser vista também como uma medida de fomento, pois constitui um verdadeiro convite à advocacia para que conheça o plano de previdência”, assinala.

Atrás da fachada, sóbria e elegante, encontram-se 310 metros quadrados racionalmente modulados, distribuídos entre o térreo e o piso superior. No térreo funcionam, logo na entrada, 16 postos de atendimento geral e comercial. No fundo, há uma sala de reuniões modulável com 24 lugares e uma agradável área externa.

O piso superior abriga toda a estrutura administrativa da OABPrev-SP, com espaços específicos destinados a diretores e funcionários, além de uma sala para reuniões de pequeno porte. O imóvel cumpre todas as exigências de acessibilidade.

Foto de Ricardo Bastos

Mais Notícias OABPrev

A partir de 2019, as entidades fechadas de previdência complementar contarão com um mecanismo de avaliação permanente dos procedimentos de dirigentes. Trata-se de um aperfeiçoamento do que já determinam a Resolução 19 do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar), de 2015, e a Instrução Normativa número 6 da [...]

Quando 2018 começou, com um nível historicamente baixo da taxa Selic, em 6,50%, investidores diminuíram sua presença na renda fixa tradicional, adotando perfil mais arrojado. Em tal cenário, a OABPrev-SP alcançou rentabilidade de 2,95% no primeiro semestre, superando com folga o desempenho da Poupança (1,91%). O panorama econômico [...]

A adoção de um sistema misto de previdência, em que convivam regimes de repartição e de capitalização, consta dos programas de alguns dos candidatos à Presidência da República, com diferenças pontuais entre si. Há proposta até de um sistema “multipilar”, muito parecido com o que propõe a Abrapp [...]