Central de
Atendimento
4002-0606 Capitais
0800 284 0606 Demais Localidades
Mire no futuro
Emita seu boleto agora
Confira o nosso
vídeo institucional
Escolha ser
mais feliz no futuro.
Faça como mais
de 41.910 participantes.
Com segurança
e tranquilidade.
E viva sua vida
mais felliz.
Notícias

DIRIGENTES DA OABPREV-SP ASSUMEM O COMANDO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS FUNDOS DE PENSÃO
2017-02-10

 

São oriundos da advocacia os novos presidentes das mais importantes entidades representativas dos fundos de pensão do Brasil. Estão à frente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e do Sindapp (Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), respectivamente, Luís Ricardo Marcondes Martins, presidente da OABPrev-SP, e Jarbas de Biagi, que preside o Conselho Deliberativo da mesma instituição. Também integra a nova diretoria do Sindapp o diretor administrativo e de Benefícios do fundo dos advogados, Marcelo Sampaio Soares

 A posse solene das novas diretorias da Abrapp e do Sindapp aconteceu no último dia 31 de janeiro, no teatro do WTC, em São Paulo, e contou com a presença de dirigentes dos mais importantes fundos de previdência complementar do país, de representantes do governo, de órgãos reguladores do setor e de lideranças da advocacia, entre as quais o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, e da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Braz Martins Neto.

Em seu discurso, Luís Ricardo Marcondes Martins lembrou ter começado sua jornada em entidades classe como diretor da CAASP, tendo sido também conselheiro secional da OAB-SP, antes de dirigir o fundo de previdência da advocacia. “Estamos realizando um grande trabalho na OABPrev-SP, que é hoje o maior fundo de pensão instituído por entidade de classe do Brasil”, salientou, informando que o fundo dos advogados conta atualmente com 41,1 mil participantes e patrimônio de R$ 557 milhões.

O novo presidente da Abrapp detalhou a realidade do setor de previdência complementar no Brasil em seu pronunciamento, e apontou ações a serem realizadas para superar a estagnação. “O sistema precisa se reinventar para crescer”, assinalou. “Neste momento em que se discute reforma da previdência, é preciso falar também de uma reforma da previdência complementar. Há espaço para isso, e temos uma agenda positiva”, concitou. Para Luís Ricardo Marcondes Martins, faz-se urgente a criação de incentivos tributários para que o sistema retome o crescimento, além de outra medida que provocaria um imediato impacto positivo: “Se não ousarmos, o sistema não vai crescer. É o momento de o Brasil inserir no regime a inscrição automática – e é no Conselho Nacional de Previdência Complementar que isso deve ser discutido, não no Parlamento”.

Novo presidente do Sindapp, Jarbas de Biagi disse que o “cenário é desafiador”, mas que o sistema “crescerá enfrentando as adversidades”. “Não pouparemos esforços para o fomento da poupança previdenciária, e teremos como foco principal a defesa dos atos regulares de gestão”, frisou o dirigente, acrescentando que “a autorregulação precisa continuar avançando, e será prioridade”.

Martins e Biagi sucedem nas presidências da Abrapp e do Sindapp a José Ribeiro Pena Neto e Nélia Maria de Campos Pozzi, respectivamente. Na mesma oportunidade, também foi empossada a nova diretoria do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), que terá à frente, pela segunda vez, Vitor Paulo Gonçalves. 

Confiança no sistema

O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, foi uma das autoridades que discursaram durante a solenidade de posse das novas diretorias da Abrapp, do Sindapp e do ICSS. Ele ressaltou “a importância do sistema de previdência complementar neste momento de crise ética, política e econômica por que passa o país”, e arrematou: “Quando falamos em previdência num país que não tem a cultura da poupança, falamos do futuro de um país hoje sem norte, sem projeto, sem um porto seguro”.

“Temos confiança nas pessoas que comandam hoje nosso sistema de previdência complementar, e talvez esse sistema seja o melhor exemplo do que queremos para o país”, sentenciou Marcos da Costa, ele próprio diretor da OABPrev-SP em sua primeira gestão, entre 2006 e 2008.

Representando o Governo Federal, o secretário-adjunto de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Fazenda, José Edson da Cunha Júnior, elogiou o fato de a OABPrev-SP registrar a média de 600 adesões por mês no segundo semestre da 2016, feito raro entre planos de previdência com mais de 10 anos de atividade. Cunha observou ainda o avanço do ramo instituído no âmbito dos fundos de pensão: “Hoje, o presidente da Abrapp é de um plano instituído – isso mostra que o modelo deu certo”.

O diretor-superintendente da Previc, Esdras Esnarriaga Júnior, disse em seu discurso que o órgão regulador tem como foco “a sustentabilidade e a higidez do sistema”. Nesse sentido, resumiu sua linha de trabalho: “Uma alavanca foi dizer para a equipe que, se o sistema não se renovar, que se securitize tudo e vamos todos para a casa. A gente precisa se reinventar”.


  NOTÍCIAS ANTERIORES


2017-07-20
ELEIÇÃO NA OABPREV-SP: PRORROGADO PRAZO PARA REGISTRO DE CANDIDATURAS
2017-07-20
SISTEMA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADO FAZ 40 ANOS
2017-07-20
CONSELHO DA OAB-SP HOMENAGEIA MARIA CÉLIA DO AMARAL ALVES
2017-07-12
NUNCA É TARDE PARA PENSAR NO FUTURO
2017-07-07
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO E DO CONSELHO FISCAL DA OABPREV-SP
2017-06-28
OABPREV-SP AVANÇA NA GOVERNANÇA DE INVESTIMENTOS
2017-06-05
ADESÃO À OABPREV-SP EM 2017 É 50% MAIOR QUE EM 2016
2017-05-23
CONTAS DA OABPREV-SP SÃO APROVADAS
2017-05-10
DIRIGENTES DAS OABPREVS REÚNEM-SE EM JOÃO PESSOA
2017-04-20
OABPREV-SP BUSCA MAIOR RENTABILIDADE EM CENÁRIO DE QUEDA DE JUROS
2017-04-05
AUMENTAM AS ADESÕES À OABPREV-SP
2017-03-22
VISÃO ESTRATÉGICA DO CNPC TEM QUE PREVALECER NESTA QUARTA-FEIRA (22)
2017-03-14
OABPREV-SP IMPLANTA RESGATE PARCIAL
2017-02-10
DIRIGENTES DA OABPREV-SP ASSUMEM O COMANDO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS FUNDOS DE PENSÃO
2017-01-24
RENTABILIDADE DA OABPREV-SP É MAIS QUE O DOBRO DA INFLAÇÃO ANUAL
2017-01-10
600 ADVOGADOS ADEREM POR MÊS À OABPREV-SP

PARCEIROS

Rua Quinze de Novembro, 62 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01013-000
Desenvolvido por
Stock & Info - Gerenciamento da Informação