Central de
Atendimento
4002-0606 Capitais
0800 284 0606 Demais Localidades
Mire no futuro
Emita seu boleto agora
Confira o nosso
vídeo institucional
Escolha ser
mais feliz no futuro.
Faça como mais
de 41.910 participantes.
Com segurança
e tranquilidade.
E viva sua vida
mais felliz.
Notícias

NOVO REGULAMENTO DA OABPREV-SP CONTEMPLA RESGATE PARCIAL DE RECURSOS
2016-05-03

O Conselho Deliberativo da OABPrev-SP aprovou, em reunião no último dia 27 de abril, o novo regulamento da entidade, resultante de uma temporada de discussões e relatado pelo diretor Marco Antonio Cavezzale Curia. Entre várias medidas modernizadoras, a mais importante é que, a partir de agora, os participantes podem resgatar até 20% dos seus recursos se assim desejarem. Antes, apenas o saque total era permitido.

A modificação no regulamento segue norma do Conselho Nacional de Previdência Complementar de 25 de novembro de 2015, que instituiu o resgate parcial no setor. A permissão restrita a saques totais, na prática, significava o abandono do plano previdenciário pelo participante. “O resgate parcial, ao qual a OABPrev-SP agora adere, foi uma grande vitória das entidades fechadas de previdência complementar. Permitir que o participante ficasse sufocado por uma dificuldade financeira momentânea, compelindo-o a sacar todos os recursos de que dispunha, era contrário aos princípios previdenciários”, explica o presidente do fundo dos advogados, Luís Ricardo Marcondes Martins.

“A possibilidade de sacar parte dos recursos é fundamental para os participantes da OABPrev-SP, que contribuem pensando em ter um benefício na velhice, mas que podem se ver diante de um imprevisto”, salienta Jarbas de Biagi, presidente do Conselho Deliberativo do plano. Para o vice-presidente do mesmo órgão, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, a medida “fará muito bem ao participante em situação emergencial, pois ele poderá continuar com sua previdência depois de solucionar seu problema imediato”.

Outra novidade do novo regulamento da OABPrev-SP é que os funcionários das suas entidades instituidoras agora podem aderir ao plano de previdência, ou seja, o fundo da advocacia passa a servir como opção de aposentadoria aos milhares de empregados das Secionais da OAB e das Caixas de Assistência dos Advogados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

 

 

Rentabilidade da OABPrev-SP supera inflação e CDI no primeiro trimestre

 

Em dezembro de 2015, OABPrev Informa anunciava um 2016 promissor para os investimentos da OABPrev-SP, mesmo em meio à crise econômica que afligia – e ainda aflige – o Brasil. Os resultados financeiros do fundo de previdência da advocacia do primeiro trimestre confirmam a previsão e atestam o acerto da política de investimento definida pela entidade. De 1º de janeiro a 31 de março de 2016, a rentabilidade da OABPrev-SP foi de 3,60%, ante uma inflação de 2,62% (IPCA) e um CDI de 3,25%.

“Trata-se de um resultado excelente, principalmente tendo em vista as medidas de redução de risco adotadas”, afirma Bruno Horovitz, gerente comercial da Icatu Vanguarda, empresa parceira da OABPrev-SP e principal gestora de suas aplicações.

Segundo Horovitz, como medida destinada e obter a melhor relação segurança / rentabilidade, “elevou-se a parcela de títulos indexados à inflação no momento de maior estresse do mercado, o que garantiu taxas de juros reais bem elevadas”. Some-se a isso o aumento da alocação de recursos, desde meados do ano passado, em alguns fundos multimercados.

No segundo semestre de 2015, a OABPrev-SP decidiu diversificar seus gestores de investimento. Sob fiscalização da Icatu Vanguarda, a entidade passou a contar também com Brasil Plural, Kondor, BNP, Santander, Credit Suisse, Mongeral, Sul América, JGP ,  Banco do Brasil, Itaú Unibanco e, mais recentemente, Garde Asset Management.

Essas medidas não apenas elevaram o rendimento da OABPrev-SP, mas também reforçaram o quesito segurança, tão caro ao plano previdenciário dos advogados. “A volatilidade média do fundo era de 5%, e esse percentual foi reduzido para 2%”, observa o gerente comercial da Icatu Vanguarda.

O panorama econômico do país, neste momento, sinaliza positivamente para aqueles que, preocupados com o futuro, buscaram a OABPrev-SP. “É certo que, a partir do meio do ano, o juro básico vai cair, e o plano vai se beneficiar disso por causa dos recursos que estão alocados em fundos atrelados à inflação, que se beneficiam das quedas de juros”, prevê Bruno Horovitz.

 

Encontro regional reúne autoridades do setor de previdência complementar

 

Cerca de 250 dirigentes de fundos de pensão participaram, no último dia 14 de abril, do Encontro Regional Sudoeste da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), entre os quais os presidentes da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins, e do Conselho Deliberativo da mesma entidade, Jarbas de Biagi.

Martins ressaltou a importância da Abrapp para o fortalecimento do sistema de previdência complementar, o qual classificou como “forte e madura”, mas que passa por “um momento delicado, em que é necessário de reinventar”.

“É preciso buscar a simplificação, desonerar, diminuir a burocracia e a complexidade, sem abrir mão de tudo aquilo que já conquistamos” – foram palavras de Martins.

O evento teve a participação do diretor-superintendente da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), José Roberto Ferreira, e do diretor da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar, Paulo César dos Santos. O presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, disse que a presença das duas autoridades nacionais no encontro deve ser saudada, “porque o protagonismo do governo é fundamental para que tenhamos sucesso”.

Antes, Pena Neto apresentou um vídeo mostrando o desconhecimento dos jovens quanto ao sistema de previdência complementar fechado, traduzindo o sentimento geral da necessidade de que se faça algo para reverter esse quadro imediatamente.


  NOTÍCIAS ANTERIORES


2016-11-21
OABPREV-SP LANÇA CÓDIGO DE CONDUTA E PRINCÍPIOS ÉTICOS
2016-10-31
LIDERANÇAS DA ADVOCACIA ABRAÇAM A OABPREV-SP
2016-10-18
PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS É UM DOS TEMAS DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DE SUBSEÇÕES DA OAB-SP
2016-09-30
OABPREV-SP CAPTA SINAIS POSITIVOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
2016-09-23
RENTABILIDADE E SEGURANÇA CARACTERIZAM INVESTIMENTOS DA OABPREV–SP
2016-08-29
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS JÁ ACUMULA MEIO BILHÃO DE REAIS
2016-08-17
A REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM DEBATE
2016-08-01
ADVOGADOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR TERÃO ENCONTRO EM SÃO PAULO
2016-07-21
OABPREV FORTALECE A ADVOCACIA, AFIRMA CLÁUDIO LAMACHIA
2016-07-04
RELATO DE UM ADVOGADO PREVIDENTE
2016-06-20
DIRETORIA E INSTITUIDORES DA OABPREV-SP VÃO APROFUNDAR AÇÕES EM CONJUNTO
2016-06-06
RENDIMENTO DA OABPREV-SP BATE COM FOLGA INFLAÇÃO E POUPANÇA
2016-05-19
PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS É TEMA DA TV OAB
2016-05-03
NOVO REGULAMENTO DA OABPREV-SP CONTEMPLA RESGATE PARCIAL DE RECURSOS
2016-04-20
CONTAS DA OABPREV-SP MOSTRAM EQUILÍBRIO ATUARIAL, CONTÁBIL E FINANCEIRO
2016-03-31
EMPOSSADAS NOVAS DIRETORIAS DA OAB-SP E DA CAASP
2016-03-16
UNIABRAPP É OPÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO DE ADVOGADOS QUE ATUAM NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2016-03-01
ENCONTRO DE FUNDOS ASSOCIATIVOS ACONTECE NO DIA 17 DE MARÇO
2016-02-16
SECRETÁRIO DE POLÍTICAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ANALISA DESEMPENHO DOS FUNDOS INSTITUÍDOS E ELOGIA OABPREV-SP
2016-02-03
PRESIDENTE DA ABRAPP DESTACA IMPORTÂNCIA DOS FUNDOS DE PENSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA E ENALTECE OABPREVSP
2016-02-01
MAIS DE 5 MIL ADVOGADOS ADERIRAM À OABPREV-SP EM 2015

PARCEIROS

Rua Quinze de Novembro, 62 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01013-000
Desenvolvido por
Stock & Info - Gerenciamento da Informação