Central de
Atendimento
4002-0606 Capitais
0800 284 0606 Demais Localidades
Mire no futuro
Emita seu boleto agora
Confira o nosso
vídeo institucional
Escolha ser
mais feliz no futuro.
Faça como mais
de 43.426 participantes.
Com segurança
e tranquilidade.
E viva sua vida
mais feliz.
Notícias

GESTORES E INSTITUIDORES DA OABPREV - SP DISCUTEM A PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS
2015-06-01

 

Gestores e instituidores da OABPrev - SP discutem a  previdência dos advogados

Um fundo de previdência com menos de uma década de atividade, 35.300 participantes, patrimônio de R$ 370 milhões e potencial para crescer muito mais. Este é o retrato da OABPrev-SP, hoje o maior plano previdenciário gerido por entidades de classe do Brasil. Nem por isso seus dirigentes estão acomodados. No dia 27 de maio, Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal do fundo dos advogados reuniram-se na sede da Seção de São Paulo da OAB para discutir com diretores de suas entidades instituidoras, entre outras coisas, formas de aumentar o ritmo de adesões, que já acontecem à media de 400 por mês, nos nove estados que o compõem por meio das secionais da OAB e as Caixas de Assistência dos Advogados de São Paulo, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

“É fundamental que os líderes das instituidoras, como formadores de opinião, disseminem a cultura previdenciária em seus estados, abram um espaço para que a ideia e os princípios da previdência complementar cheguem a um número maior de advogados”, afirmou o presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins. No mesmo sentido falou o presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Jarbas de Biagi, enfatizando que, “provavelmente, um plano de previdência será o mais importante contrato de longo prazo que o advogado fará na vida, daí não poder ser desperdiçada a chance de aderir a um produto que foi concebido e é gerido por suas próprias entidades de classe”.

Coube a Martins explanar sobre a situação atual do plano de previdência dos advogados.  Ao citar os totais de participantes, patrimônio e média de adesões, salientou: “A gestão da OABPrev-SP é absolutamente transparente e o plano é flexível – cabe no bolso de qualquer um”.

“Os números mostram que a entidade é um case de sucesso”, destacou. “Temos uma crescente entrada de recursos e já estamos pagando benefícios, ou seja, estamos cumprindo nossa finalidade”, observou. E relatou o empenho dos gestores do setor pela aprovação, no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Complementar, da possibilidade de resgate parcial de recursos pelos participantes dos fundos de pensão. “A expectativa é de que o CNPC aprove o pleito”, previu.

O evento foi aberto pela diretora da OAB-SP Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, que representou o presidente Marcos da Costa, licenciado em razão de acidente automobilístico, e a presidente em exercício, Ivette Senise Ferreira. “A OABPrev-SP é motivo de orgulho para nós, que confiamos na seriedade e na competência das pessoas que a dirigem”, destacou Tallulah, e completou: “Nosso plano de previdência é o futuro da advocacia”.

O vice-presidente da instituidora CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Arnor Gomes da Silva Júnior, que presidiu a OABPrev-SP na gestão 2009-2011, figura de destaque na história da previdência dos advogados, também prestigiou o evento.

A intenção dos gestores é que encontros desse tipo tornem-se frequentes. Segundo Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, “é preciso identificar a realidade e as dificuldades de cada estado”. Lyra, que é também secretário-geral da CAASP, lembrou que as instituidoras do Ceará, Ordem e Caixa, por terem alcançado expressivo número de participantes, conquistaram assento no Conselho Deliberativo. “Este evento, com apoio da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, nos une em torno de um bem maior: a advocacia protegida”, assinalou.

“Esta reunião é extremamente saudável. Sem o apoio de todos os seus instituidores a OABPrev-SP não teria chegado aonde chegou”, sentenciou o presidente do Conselho Fiscal da entidade, José Valente Neto.

O colegiado teve oportunidade assistir a palestra do superintendente da Previc (Superintendência Nacional da Previdência Complementar), Carlos de Paula, que traçou um detalhado panorama do setor, não sem enfatizar: “A OABPrev-SP é hoje a grande referência nacional entre os fundos instituídos por entidades de classe”.

DebateNovos saltos quantitativos serão alcançados pela OABPrev-SP à medida que as inciativas de fomento alcancem os estados com menor número de advogados, concordou-se no encontro. “Nossa parceria deve ser em todos os aspectos, não apenas quanto à venda de planos”, argumentou o presidente da OAB do Rio Grande do Norte, Sérgio Eduardo da Costa Freire. “Reconhecemos que devemos levar ainda mais o fomento a todos os instituidores. A nossa aproximação está na ordem do dia: o que não for bom para o instituidor não será bom para nós”, observou, em resposta, Jarbas de Biagi.


Para o secretário-geral da OAB do Ceará, Jardson Saraiva Cruz, é necessária “uma campanha mais agressiva direcionada aos jovens, com material de agência, mostrando-lhes a cultura previdenciária”. Na mesma linha manifestou-se o diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, Manoel Carvalho de Oliveira, com otimismo: “A OABPrev-SP é uma entidade privilegiada. Não precisamos nos preocupar muito com o número de saídas, e sim procurar os advogados mais jovens: temos hoje 60% de advogados jovens no Piauí”.

Na avaliação do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Inácio Menezes, para alavancar as adesões nos estados do Nordeste “não basta insistência junto aos advogados – é necessário feedback da instituição, interação”.

No mesmo sentido, em busca da completa interação e da troca de informações eficiente entre a direção da OABPrev-SP e os instituidores, com vistas a alavancar a disseminação da cultura previdenciária, pronunciaram-se os presidentes das Caixas de Assistência  do Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho Filho, de Alagoas, Nivaldo Barbosa da Silva Júnior, e do Amazonas, Aldenize Magalhães Alfiero, além do diretor-tesoureiro da Caixa do Ceará, Renan Martins Viana.

O presidente Luís Ricardo Marcondes Martins comprometeu-se a realizar visitas aos estados de cada uma das instituidoras, formando agendas conjuntas de eventos visando à expansão do plano de previdência.

RentabilidadeA rentabilidade acumulada da OABPrev-SP é de 133,26% desde 2006, quando foi instituída, até hoje. No mesmo período, a Caderneta de Poupança rendeu 83,06% e o IPCA alcançou 64,70%. “Temos como grande atrativo os ganhos de escala e os baixos custos administrativos, já que não contamos com contribuições patronais”, explicou o diretor financeiro do fundo, Marco Antonio Cavezzale Curia.

A política de investimentos da OABPrev-SP, como informou Cavezzale aos instituidores, pauta-se pelo binômio rentabilidade-segurança. “Compramos ativos que rendam o máximo sem abrir mão da segurança”, frisou. Dada a pouca afinidade dos participantes do fundo com ativos sujeitos à alta volatilidade do mercado, o Conselho Deliberativo aprovou que os investimentos passassem a privilegiar o CDI, “que não entrega o maior rendimento, mas oscila menos”.

Ao lado de Cavezzale estava o diretor administrativo da OABPrev-SP, Marcelo Sampaio Soares.

Também compareceram ao encontro o secretário-geral e o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Leão Magno Brasil Júnior e Frederico Morais e Silva; e os conselheiros da OABPrev-SP Aparecida Ribeiro Pagliarini, Fabiana Nunes, José Roberto do Prado Penteado, Jairo Haber, Vinícius Mais Lima, Gilberto Custódio, Luís Fernando Feola Lencioni, Adriana de Carvalho Vieira, Paulo José Carvalheiro e André Luiz Marques.

Francisco Reis Júnior e Sergio Egidio, respectivamente gerente e diretor da Icatu Adm, representaram a empresa que administra o passivo da  OABPrev-SP. Pela Mongeral, parceira encarregada da comercialização do plano de previdência, compareceram Eugênio Guerim Junior e Luis Dib, diretores da Mongeral/Aegon Seguros.

 

 

 


  NOTÍCIAS ANTERIORES


2015-12-15
MESMO NA CRISE, UM ANO PROMISSOR PARA A OABPREV-SP
2015-12-03
CNPC APROVA RESGATE PARCIAL DE RECURSOS NOS FUNDOS INSTITUÍDOS DE PREVIDÊNCIA
2015-12-01
OABPREV-SP DEFENDE APROVAÇÃO DO RESGATE PARCIAL DE RECURSOS NOS FUNDOS INSTITUÍDOS DE PREVIDÊNCIA
2015-11-04
A MAIS NOVA INTEGRANTE DA OABPREV-SP
2015-10-06
OABPREV-SP E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR SÃO TEMA DE PALESTRA NA SECIONAL
2015-09-23
REBAIXAMENTO DO BRASIL NÃO COMPROMETE INVESTIMENTOS DA OABPREV-SP
2015-09-09
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO STJ DISCUTE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2015-08-25
OABPREV-SP REGISTRA MAIS DE 500 ADESÕES EM JULHO
2015-08-11
BOLETIM INFORMATIVO DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS Nº 147
2015-07-31
ENCONTRO NACIONAL REUNIRÁ ADVOGADOS QUE ATUAM NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2015-07-01
CNPC DEVERÁ AUTORIZAR RESGATE PARCIAL DE RECURSOS NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2015-06-17
AUTORIDADES DO SETOR APOSTAM NO CRESCIMENTO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2015-06-02
SUPERINTENDENTE DA PREVIC DEFENDE “ESTADO APOIADOR DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR” E ELOGIA OABPREV - SP
2015-06-01
GESTORES E INSTITUIDORES DA OABPREV - SP DISCUTEM A PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS
2015-04-27
ADVOCACIA CONSTERNADA PELA MORTE DE CARLOS ROBERTO MATEUCCI
2015-04-14
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ATESTAM EXCELÊNCIA ADMINISTRATIVA DA OABPREV-SP
2015-04-09
CNPC ESTENDE A PREVIDÊNCIA FECHADA PARA FUNCIONÁRIOS DAS ENTIDADES INSTITUIDORAS
2015-04-01
OABPREVS INTEGRAM NOVA COMISSÃO DA ABRAPP
2015-02-24
RESGATE PARCIAL DE RECURSOS DOS FUNDOS INSTITUÍDOS ESTÁ EM PAUTA NO CNPC
2015-02-03
MESMO COM MERCADO VOLÁTIL, RENTABILIDADE DA OABPREV-SP APROXIMA-SE DE 10% EM 2014
2015-02-03
JARBAS DE BIAGI RECEBE HOMENAGEM DOS FORMANDOS EM DIREITO DA UNIP
2015-02-03
CONSOLIDADA E MODERNA, PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR NO BRASIL TEM GRANDE POTENCIAL DE CRESCIMENTO
2015-02-03
NOVO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA DEVERÁ APROFUNDAR DIÁLOGO COM OS FUNDOS DE PENSÃO

PARCEIROS

Rua Quinze de Novembro, 62 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01013-000
Desenvolvido por
Stock & Info - Gerenciamento da Informação