Central de
Atendimento
4002-0606 Capitais
0800 284 0606 Demais Localidades
Mire no futuro
Emita seu boleto agora
Confira o nosso
vídeo institucional
Escolha ser
mais feliz no futuro.
Faça como mais
de 43.426 participantes.
Com segurança
e tranquilidade.
E viva sua vida
mais feliz.
Notícias

ADVOCACIA CONSTERNADA PELA MORTE DE CARLOS ROBERTO MATEUCCI
2015-04-27


 

Advocacia consternada pela morte de  Carlos Roberto Mateucci


A morte do advogado Carlos Roberto Fornes Mateucci, no último dia 18 de abril, comoveu a comunidade jurídica brasileira. Diretor-tesoureiro da OAB-SP na atual gestão, ele foi duas vezes conselheiro secional, além de presidente do Tribunal de Ética e Disciplina. O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, encontra-se hospitalizado em decorrência do mesmo acidente que vitimou Carlos Mateucci, e em breve estará plenamente recuperado.

“A advocacia perdeu um dirigente comprometido com as causas da classe, que teve atuação marcante, por sua competência e sua dedicação, em todas as entidades pelas quais passou”, lamentou o presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins. “Eu perdi um grande amigo, que fará muita falta no dia a dia. Rendo minhas condolências à família nesta hora tão difícil”, acrescentou Martins.

Como presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), Carlos Roberto Fornes Mateucci foi um dos responsáveis pela aproximação entre os escritórios de advocacia e a OABPrev-SP.

“Foi-se um profissional que sempre pautou sua conduta pela ética, educação e sentido de solidariedade aos colegas. Em qualquer ambiente em que Carlos Mateucci estivesse, sentíamos que imperava a paz, a generosidade e a concórdia. Assim foi o seu relacionamento com a OABPrev-SP. De forma espontânea, nos ajudou sobremaneira, sempre buscando o melhor para os advogados. O sentimento é de perda irreparável” – foram as palavras do presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Jarbas de Biagi.

O vice-presidente da CAASP, Arnor Gomes da Silva Júnior, que foi presidente da OABPrev-SP (2008-2011), lembrou ter iniciado junto com Mateucci, então presidente do Cesa, os estudos para inclusão dos empregados dos escritórios de advocacia no plano de previdência. “Ele sempre demonstrou preocupação social”, observou Arnor.

“Era um profissional sério e honesto, e um amigo que estava sempre alegre. Sua maior preocupação era fazer o bem ao próximo”, destacou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra. “Sua perda será irreparável para a família, os amigos e a advocacia de todo o Brasil”, assinalou Lyra, que é também secretário-geral da CAASP.

Consternado, o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, referiu-se ao amigo como “uma pessoa insubstituível, que, como poucas, soube honrar a profissão, a amizade e a família”. Canton ressaltou o fato de Carlos Mateucci ter sido “um dos advogados mais respeitados do Brasil, sempre pronto a ouvir os colegas e lutar pelos anseios da classe”.


Gestores da previdência complementar terão de possuir certificado de capacitação

OABPrev-SP já cumpre medida do CNPC

 

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) decidiu que todos os dirigentes de entidades fechadas de previdência complementar - os fundos de pensão - deverão observar requisitos mínimos para ocupar tais cargos, entre os quais deterem certificação emitida por entidade reconhecida, como o Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). O cumprimento da exigência estabelecida pela Resolução 19/2015 do CNPC deverá ser comprovado em até um ano a partir da data de posse do dirigente.

“A Resolução dá destaque à capacitação de que os gestores necessitam para gerir recursos de terceiros. Trata-se de uma medida que vem aperfeiçoar o sistema”, afirma o presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins, destacando que os cursos de capacitação, a serem bancados pelos fundos, significam investimento, não custo. “A OABPrev-SP sempre investiu na qualificação dos seus dirigentes, incentivando a participação em programas de capacitação, visando à certificação”, salienta.

Dos 22 dirigentes da OABPrev-SP – entre diretores e conselheiros -, 16 já detêm certificado do ICSS, bem como seu gerente executivo, e os outros seis encontram-se em processo de obtenção.

A Resolução 19/2015 do CNPC também estabelece que a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) será responsável por verificar se o dirigente, mesmo antes de sua posse, possui os requisitos mínimos para ocupar o cargo.

 

 


  NOTÍCIAS ANTERIORES


2015-12-15
MESMO NA CRISE, UM ANO PROMISSOR PARA A OABPREV-SP
2015-12-03
CNPC APROVA RESGATE PARCIAL DE RECURSOS NOS FUNDOS INSTITUÍDOS DE PREVIDÊNCIA
2015-12-01
OABPREV-SP DEFENDE APROVAÇÃO DO RESGATE PARCIAL DE RECURSOS NOS FUNDOS INSTITUÍDOS DE PREVIDÊNCIA
2015-11-04
A MAIS NOVA INTEGRANTE DA OABPREV-SP
2015-10-06
OABPREV-SP E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR SÃO TEMA DE PALESTRA NA SECIONAL
2015-09-23
REBAIXAMENTO DO BRASIL NÃO COMPROMETE INVESTIMENTOS DA OABPREV-SP
2015-09-09
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO STJ DISCUTE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2015-08-25
OABPREV-SP REGISTRA MAIS DE 500 ADESÕES EM JULHO
2015-08-11
BOLETIM INFORMATIVO DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS Nº 147
2015-07-31
ENCONTRO NACIONAL REUNIRÁ ADVOGADOS QUE ATUAM NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2015-07-01
CNPC DEVERÁ AUTORIZAR RESGATE PARCIAL DE RECURSOS NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2015-06-17
AUTORIDADES DO SETOR APOSTAM NO CRESCIMENTO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
2015-06-02
SUPERINTENDENTE DA PREVIC DEFENDE “ESTADO APOIADOR DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR” E ELOGIA OABPREV - SP
2015-06-01
GESTORES E INSTITUIDORES DA OABPREV - SP DISCUTEM A PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS
2015-04-27
ADVOCACIA CONSTERNADA PELA MORTE DE CARLOS ROBERTO MATEUCCI
2015-04-14
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ATESTAM EXCELÊNCIA ADMINISTRATIVA DA OABPREV-SP
2015-04-09
CNPC ESTENDE A PREVIDÊNCIA FECHADA PARA FUNCIONÁRIOS DAS ENTIDADES INSTITUIDORAS
2015-04-01
OABPREVS INTEGRAM NOVA COMISSÃO DA ABRAPP
2015-02-24
RESGATE PARCIAL DE RECURSOS DOS FUNDOS INSTITUÍDOS ESTÁ EM PAUTA NO CNPC
2015-02-03
MESMO COM MERCADO VOLÁTIL, RENTABILIDADE DA OABPREV-SP APROXIMA-SE DE 10% EM 2014
2015-02-03
JARBAS DE BIAGI RECEBE HOMENAGEM DOS FORMANDOS EM DIREITO DA UNIP
2015-02-03
CONSOLIDADA E MODERNA, PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR NO BRASIL TEM GRANDE POTENCIAL DE CRESCIMENTO
2015-02-03
NOVO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA DEVERÁ APROFUNDAR DIÁLOGO COM OS FUNDOS DE PENSÃO

PARCEIROS

Rua Quinze de Novembro, 62 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01013-000
Desenvolvido por
Stock & Info - Gerenciamento da Informação