Há mais idosos que crianças no mundo, mostra estudo da ONU

2019-04-26T18:55:36+00:00 quinta-feira ,11/04/2019|

Não é só no Brasil que a questão previdenciária ganha importância vital. Pela primeira vez na História, a ONU informou que há mais idosos que crianças no mundo: são 705 milhões de pessoas acima de 65 anos contra 680 milhões com até quatro anos de idade.

O estudo da Organização das Nações Unidas indica um crescente desequilíbrio entre idosos e jovens até 2050, quando deverá haver duas pessoas com mais de 65 anos para uma com até quatro anos de idade.

No Brasil, a expectativa de vida chega aos 74,8 anos. Conforme disse recentemente ao OABPrev Notícias Ana Amélia Camarano, especialista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Estatuto do Idoso merece reapreciação por conta desses fatores.

“Hoje, quem tem 70 anos é como quem tinha 50 tempos atrás. Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós. Além disso, o Estatuto define que idoso é aquele com 60 anos ou mais, mas algumas políticas consideram 65 anos como a idade mínima para o direito a certos benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Em 2017 ainda tivemos um atualização do Estatuto que garantiu uma supraprioridade de atendimento àqueles com mais de 80 anos”, descreve Ana Amélia, antes de perguntar: “Quem de fato é idoso?”.

“A Previdência precisa se adequar à nossa nova configuração demográfica, em que teremos mais idosos e menos jovens, inclusive no mercado de trabalho”, afirma a pesquisadora.

Mais Notícias OABPrev

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em 2018, exigirá o cumprimento de seus termos por todas as pessoas jurídicas do Brasil a partir de 16 de agosto de 2020. A norma disciplina e regulamenta o uso de dados nas esferas pública e privada, baseando-se no [...]

A Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) criticou alguns pontos do relatório apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PDSB-SP), relator da PEC número 6 na Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara dos Deputados. Eis a íntegra de nota divulgada pela Abrapp: A propósito do [...]

Pesquisa conjunta feita pelo Banco Central, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que as famílias brasileiras têm conversado mais sobre finanças. Segundo o levantamento, divulgado em abril último, 85% dos entrevistados discutem o orçamento familiar - ante 82% [...]

Fale com nosso chat