Há mais idosos que crianças no mundo, mostra estudo da ONU

2019-04-11T10:47:18+00:00 quinta-feira ,11/04/2019|

Não é só no Brasil que a questão previdenciária ganha importância vital. Pela primeira vez na História, a ONU informou que há mais idosos que crianças no mundo: são 705 milhões de pessoas acima de 65 anos contra 680 milhões com até quatro anos de idade.

O estudo da Organização das Nações Unidas indica um crescente desequilíbrio entre idosos e jovens até 2050, quando deverá haver duas pessoas com mais de 65 anos para uma com até quatro anos de idade.

No Brasil, a expectativa de vida chega aos 74,8 anos. Conforme disse recentemente ao OABPrev Notícias Ana Amélia Camarano, especialista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Estatuto do Idoso merece reapreciação por conta desses fatores.

“Hoje, quem tem 70 anos é como quem tinha 50 tempos atrás. Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós. Além disso, o Estatuto define que idoso é aquele com 60 anos ou mais, mas algumas políticas consideram 65 anos como a idade mínima para o direito a certos benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Em 2017 ainda tivemos um atualização do Estatuto que garantiu uma supraprioridade de atendimento àqueles com mais de 80 anos”, descreve Ana Amélia, antes de perguntar: “Quem de fato é idoso?”.

“A Previdência precisa se adequar à nossa nova configuração demográfica, em que teremos mais idosos e menos jovens, inclusive no mercado de trabalho”, afirma a pesquisadora.

Mais Notícias OABPrev

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revisou para baixo a previsão de crescimento do PIB em 2019 – de 2,7% para 2,0%. E o crescimento de 2,0% só virá, segundo o Instituto, com a aprovação da reforma da Previdência. A revisão para baixo ocorreu porque os primeiros [...]

O projeto #2020SemPapel da OABPrev-SP segue a todo vapor. Encontra-se em fase final de desenvolvimento a ferramenta de adesão on-line que permitirá aos advogados contratar via site da entidade o plano de previdência da OABPrev-SP, de maneira simples, desburocratizada e sem precisar sair de casa ou do escritório. [...]

Aos 12 anos de sua criação, a OABPrev-SP consolida-se como um dos mais poderosos fundos fechados de previdência do Brasil. Com 48 mil participantes – e o extraordinário ritmo de crescimento médio de 500 adesões por mês –, a previdência da advocacia acumulou até janeiro de 2019 patrimônio [...]