Em 2019, fundo da advocacia inovou, cresceu e pagou benefícios

2020-02-07T11:50:23+00:00 quarta-feira ,18/12/2019|

Instituída pela OAB SP e pela CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) e agregando advogados inscritos nas Seções da OAB de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe, a OABPrev SP bateu a marca dos 50 mil participantes ativos em 2019, consolidando-se como a maior entidade fechada de previdência complementar do país entre aquelas instituídas por entidades de classe. Seu patrimônio alcançou 900 milhões de reais, refletindo um misto de solidez, liquidez e rentabilidade.

“Temos orgulho de estar à frente de uma instituição que, a cada dia, mostra-se mais procurada pela advocacia como instrumento de garantia de um futuro tranquilo. Os resultados positivos não nos acomodam – ao contrário, nos obrigam a trabalhar com ainda mais afinco para ampliá-los”, afirma o presidente da OABPrev SP, Marcelo Sampaio Soares.

O crescimento exibido pela OABPrev SP em 2019 foi sem par entre as congêneres. A média de adesões do fundo foi de 500 novos participantes ao mês. Do ponto de vista da distribuição regional dos participantes, São Paulo tem a maior participação de contribuintes – são 40.770 participantes no Estado -, seguido por Ceará (2.916) e Bahia (2.143), que registraram aumento significativo no número de inscritos em seus estados. Hoje a entidade conta com 50.667 participantes ativos.

Impossível descolar tal ritmo de crescimento das discussões e da aprovação da reforma da Previdência Social, que aumentou a preocupação da população com o tema, porém, as ações da OABPrev SP de aproximação e de intercâmbio com a advocacia também mostraram-se efetivas.

Uma dessas estratégias foi o projeto #2020SemPapel, que ao longo de 2019 buscou alternativas para tornar todos os procedimentos da entidade, tanto os internos quanto os de relacionamento com os participantes, eletrônicos. O projeto está em fase final de implementação, mas já há ferramentas aptas para utilização e que favoreceram a performance da entidade ao longo do ano.

Pelo projeto #2020SemPapel, foram implementadas as ferramenta de chat on-line, em que é possível tirar dúvidas, obter informações detalhadas sobre o plano, solicitar segunda via de documentos em tempo real com uma equipe de funcionários da entidade; e a ferramenta de adesão on-line, que facilitou e desburocratizou a entrada de novos participantes na entidade, sem a necessidade dos interessados saírem de casa ou do escritório.

Também foi significativo o desempenho financeiro da OABPrev SP em 2019. Em outubro, a rentabilidade do fundo da advocacia ficou em 7,55%, o equivalente a 146% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que no mesmo período alcançou 5,17%. A poupança, por sua vez, ficou em 3,66%. Hoje o patrimônio acumulado da OABPrev-SP soma mais de 900 milhões de reais e já cumpre sua função social: 248 inscritos recebem benefícios – 87 pessoas recebem aposentadoria programada, 142 pensão por morte e 19 por invalidez. Os valores médios pagos são de 1,927 mil reais.

Próximos passos – Visando nova alavancagem no crescimento em 2020, a diretoria da OABPrev SP tem buscado junto dos dirigentes das Secionais e das Caixas de Assistência do Norte do Nordeste novas estratégias para levar ao público dessa região – os advogados e seus familiares – esclarecimentos sobre a importância da poupança de longo prazo e informações sobre o plano da advocacia.

Como noticiado anteriormente, o presidente Marcelo Sampaio Soares já se se reuniu com dirigentes das Caixas de Assistência do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.

Em São Paulo, Estado com o maior número de advogados do país – 400 mil profissionais inscritos na Secional – parte da estratégia já está traçada. O fundo da advocacia passou a integrar a programação das Conferências Regionais da Advocacia, eventos coordenados pela OAB SP em parceria com a CAASP, que periodicamente reúnem centenas de advogados e estagiários de Direito no Interior do Estado de São Paulo, para conhecer as ações realizadas pelas entidades, suas comissões e parceiros.

Nos dias 6 de dezembro, o gerente-executivo da OABPrev-SP, Cesar Furue, mostrou a instituição aos participantes da 7ª Conferência Regional da Advocacia, em Mogi das Cruzes. Em 29 de novembro último, o presidente da entidade, Marcelo Sampaio Soares, fez uma exposição sobre o plano de previdência durante a 6ª Conferência Regional da Advocacia, na cidade de Descalvado.

Mais Notícias OABPrev

Qual o perfil do aposentado brasileiro? Pode ser o de um indivíduo que recebe parcos vencimentos do INSS e passa os dias sem a tranquilidade que merece quem trabalhou a vida toda. Ou pode ser o de uma pessoa que desfruta do sossego que caracteriza os mais previdentes. [...]

Ainda neste semestre deverá estar concluído o projeto #2020SemPapel, que tornará eletrônicos todos os procedimentos da OABPrev SP. Na sequência das ações modernizadoras iniciadas em 2019, o fundo da advocacia está finalizando o cadastramento dos e-mails de todos os participantes, boa parte dos quais não se comunicava com [...]

O que 2020 reserva para economia brasileira? Se tudo der certo, o PIB crescerá 2,3%, deixando para trás a quase estagnação verificada nos últimos anos. A inflação ficará na casa dos 3,6% e a Selic – taxa básica de juros – se estabilizará em torno dos atuais 4,5% [...]

Fale com nosso chat