Dirigentes da OABPrev SP discutirão previdência e economia em evento do Instituto dos Advogados de São Paulo

2020-10-07T14:52:40+00:00 quinta-feira ,01/10/2020|

A previdência complementar no momento econômico brasileiro será debatida em evento que o Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) realiza on-line no dia 6 de outubro, às 10h, e que poderá ser assistido ao vivo no seu canal no YouTube. Sob o tema “Desafios da Previdência Complementar num Cenário de Juros Reais Negativos”, o diretor-presidente da OABPrev SP, Marcelo Sampaio Soares, e o presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Jarbas de Biagi, serão palestrantes.

“Teremos oportunidade de descrever o fundo da advocacia e discutir várias questões envolvendo as entidades fechadas de previdência complementar. Como o maior plano instituído por entidades de classe do país, a OABPrev SP pode servir de modelo a outros, tanto pelo número de participantes e o crescimento contínuo quando por seu desempenho financeiro, que tem sido excepcional ao longo dos anos e já se recupera das perdas provocadas pela pandemia”, diz Soares.

Ao lado dos dirigentes da OABPrev SP estarão Reginaldo José Camilo, presidente da Fundação Itaú Banco, Marcos Vinício Raiser da Cruz, presidente da Comissão de Estudos de Direito Bancário do Iasp, e Rosa Maria Andrade Nery, professora livre-docente da PUC SP.

Segundo Jarbas de Biagi, o debate sobre previdência complementar, após a reforma da Previdência, tornou-se mais importante do que já era e, num segundo momento, virou pauta obrigatória quando se discutem os efeitos do novo coronavírus. “O evento vai abordar os aspectos atuais do setor, que como todos os setores sofreu com a pandemia . Buscaremos esmiuçar os aspectos econômicos e tratar também de questões jurídicas envolvendo a estrutura legal da previdência complementar”, adianta Biagi.

“O foco serão as entidades de previdência complementar pós-reforma da Previdência e pós-pandemia, num momento de oscilações da Bolsa, de subida do dólar e de leve recuperação da economia, tudo isso tendo no horizonte a proteção previdenciária no médio e no longo prazos”, antecipa o dirigente.

O Instituto dos Advogados de São Paulo foi fundado 29 de novembro de 1874, por iniciativa de cerca de quarenta advogados, juristas e professores da Academia de Direito do Largo de São Francisco. Seu caráter marcadamente científico o diferencia de outras instituições da advocacia. Os objetivos do Iasp em seus 146 anos resumem-se nas palavras do Barão de Ramalho, seu primeiro presidente: “O estudo do Direito aplicado à vida prática, tal é a nossa empresa, tão difícil e trabalhosa quanto dignificante, porque é da exata observância das leis e do respeito inviolável ao Direito que depende, em grande parte, a felicidade dos povos”.

Mais Notícias OABPrev

As cortes superiores aprofundaram nos últimos anos sua compreensão sobre temas da previdência complementar, particularmente o funcionamento dos planos de benefícios e o contrato previdenciário. Assim entende o ministro do Superior Tribunal de Justiça Ricardo Villas Bôas Cueva, que participou do 15º Encontro Nacional de Advogados das Entidades [...]

A OABPrev-SP alcançou em julho rentabilidade de 1,47%, mesmo mês em que o CDI foi de 0,19% e a Poupança rendeu 0,13%. O resultado ratifica o êxito da política de investimento da entidade que, mesmo com as intempéries econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus, obteve no segundo [...]

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei de autoria do deputado Christino Áureo (PP/RJ) - PL 4016/2020 - que determina que as contribuições extraordinárias para equacionamento de déficits das entidades fechadas de previdência complementar possam ser deduzidas do Imposto de Renda, alterando a legislação tributária federal (Lei [...]

Fale com nosso chat