Daniel Blikstein assume a presidência da OABPrev SP; Leandro Piccino comanda o Conselho Deliberativo e Luiza Gouvêa, o Conselho Fiscal

2021-01-12T17:30:03+00:00 terça-feira ,08/12/2020|

Em cerimônia virtual, foram empossados na segunda-feira (7) os novos diretores e conselheiros da OABPrev-SP, que estarão à frente do fundo da advocacia até dezembro de 2023. Daniel Blikstein é o novo presidente-executivo da entidade. Leandro Piccino preside o Conselho Deliberativo e Luiza Gouvêa Miranda, o Conselho Fiscal. A cerimônia contou com a presença dos presidentes da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Luís Ricardo Vasques Davanzo, e da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Luís Ricardo Marcondes Martins, entre outras lideranças da advocacia e do sistema de previdência complementar.

“Assumimos uma entidade respeitada e de grande credibilidade perante a advocacia e o sistema de previdência complementar. Aqui estaremos para gerir, preservar e multiplicar o patrimônio de milhares de advogados e advogadas, bem como de seus familiares”, disse Daniel Blikstein em seu pronunciamento.

Blikstein é o quinto presidente da OABPrev SP, que, instituída em 2006, já foi comandada por Octavio Augusto Pereira de Queiroz Filho, Arnor Gomes da Silva Júnior, Luís Ricardo Marcondes Martins e Marcelo Sampaio Soares.

Com 51 mil participantes e patrimônio perto de 1 bilhão de reais, a OABPrev SP é o maior fundo de pensão instituído por entidades de classe do Brasil, tendo como instituidoras as Secionais da Ordem e as Caixas de Assistência de Advogados de São Paulo, Bahia, Alagoas, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Antes vice-presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Blikstein, que é presidente da Subseção de Campinas da OAB SP, comprometeu-se com uma “gestão participativa e descentralizada, próxima das subseções da Ordem”.

Ao lado de Daniel Blikstein comporão a Diretoria Executiva da OABPrev SP Jarbas de Biagi, que deixa a presidência do Conselho Deliberativo para assumir a Diretoria Financeira, e Roseli Oliva, que comandará a Diretoria Administrativa e de Benefícios.

O novo presidente do Conselho Deliberativo do fundo da advocacia, Leandro Piccino, afirmou que o órgão “atuará em absoluta sintonia com a Diretoria Executiva”, bem como estreitará “ainda mais a parceria com a Abrapp”.

“Estamos convictos de que, juntos, saberemos tomar as melhores decisões em prol da OABPrev SP”, sentenciou Piccino, a quem coube, como reza o Estatuto da entidade, dar posse aos novos dirigentes.

À testa do Conselho Fiscal, Luiza Gouvêa Miranda agradeceu a seus antecessores no cargo pelo trabalho desenvolvido e disse esperar “que possamos divulgar a OABPrev SP por todo o Estado e crescer cada vez mais”.

Jarbas de Biagi despediu-se da presidência do Conselho Deliberativo, cargo que ocupou desde a criação da OABPrev SP, em 2006, lembrando que a entidade “foi criada numa cultura de solidariedade”, tornando-se em pouco tempo “uma instituição de vanguarda, com reconhecimento nacional e até internacional”.

“Trago à OAB SP e à CAASP a gratidão pela confiança, sem a qual não teríamos obtido êxito em tornar a OABPrev SP uma entidade consolidada e transparente”, salientou Biagi. Ele finalizou sua fala ressaltando a atuação, desde a criação do fundo da advocacia, das empresas parceiras Icatu e Mongeral Aegon, esta representada na solenidade pelo diretor Eugênio Guerin.

Advocacia participativa

O presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, abriu seu pronunciamento agradecendo “aos dirigentes que contribuíram com seus esforços para que a OABPrev SP alcançasse o destaque que tem hoje no cenário nacional da previdência complementar”. Elogiou o “quadro técnico” que marcou as gestões passadas, cuja principal  característica foi “o cuidado absoluto com os recursos da advocacia”.

Por outro lado, cobrou mais engajamento da advocacia nas questões da previdência complementar. “Queremos que todos os gestores de Ordem se sintam partícipes da OABPrev SP, para que disseminemos a cultura previdenciária em todo o nosso sistema”, concitou Caio Augusto.

“É preciso estar aberto ao diálogo para que possamos construir um futuro melhor. Nós trabalharemos com total consenso entre as ações técnicas e as ações institucionais”, assinalou o presidente da Secional paulista da OAB.

O presidente da CAASP, Luís Ricardo Vasques Davanzo, recordou que o primeiro presidente da OABPrev SP, Octavio Augusto Pereira de Queiros Filho, falecido recentemente, foi antes presidente da Caixa de Assistência, de onde coordenou os trabalhos que resultaram na criação do fundo de previdência da advocacia.

“O Tucho (como Queiroz Filho era conhecido) foi um dos responsáveis pelo nascimento da OABPrev SP”, observou Davanzo, para em seguida enaltecer o atuação “de todos que trabalharam para que a entidade alcançasse a força que tem hoje”.

“Estamos à disposição para colaborar em tudo que for preciso para o crescimento da OABPrev SP, trabalhando junto a toda a base da advocacia”, registrou Davanzo.

Pela segunda vez presidente da Abrapp, associação que congrega os fundos de pensão de todo o país, Luís Ricardo Marcondes Martins foi antes presidente da OABPrev SP. Ao recordar as diversas fases por que a entidade passou desde sua criação, disse que “o processo de renovação é democrático e necessário”.

Martins descreveu o sistema fechado de previdência complementar brasileiro, cujo patrimônio alcança 1 trilhão de reais. A previdência complementar paga, anualmente, cerca de 68 bilhões der reais em benefícios para aproximadamente 705 mil aposentados, desse total 95% são pagos por fundos fechados.

Estes são os dirigentes da OABPrev SP para a gestão 2020-2023:

Diretoria Executiva: Daniel Blikstein (presidente), Jarbas Antonio de Biagi (diretor financeiro), Roseli Oliva (diretora administrativa e de Benefícios).

Conselho Deliberativo: Leandro Aguiar Piccino (presidente), Paulo José Carvalheiro (vice-presidente), Cláudio Jesus de Almeida, Luís Fernando Feola Lencioni, Marcelo Penteado de Moura, Graziela Maria Cancian, Victor Augusto Pereira Sanches, Gláucio Henrique Tadeu Capello, Alessando Régis Martins, Fernando André Martins Teixeira, Milton Jordão de Freitas Pinheiro Gomes, Fábio Gindler de Oliveira, Ednise de Carvalho Rodrigues, Daniela Marchi Magalhães, Érika Cassinelli Palma, Victor Adolfo Postigo.

Conselho Fiscal: Luiza Gomes Gouvêa Miranda (presidente), Victor Augusto Benes Senhora (vice-presidente), Daniela Coimbra, Mário Luiz Noviello Júnior, Vítor Álvaro de Biagi, Vinícius Maia Lima, Erenaldo de Sousa Brito, Marco Antonio Goulart, Adriana de Carvalho Vieira, Fabiana Nunes.

Mais Notícias OABPrev

Transparência absoluta e rigor no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados estão no foco da nova presidente do Conselho Fiscal da OABPrev SP, Luiza Gomes Gouvêa Miranda. Advogada desde 2010 e atual secretária-geral adjunta da Subseção de Franca da OAB SP, ela é direta ao comentar [...]

Está disponível no site da OABPrev SP (http://www.oabprev-sp.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Poli%CC%81tica-de-Investimentos-2021-2025-OABPREV-SP-Plano-CD.pdf ) a Política de Investimentos definida pela entidade para o período de 2021 a 2025, cujo objetivo  é dar transparência a instituidores, participantes e assistidos quanto à gestão de aplicações e riscos. O documento detalha como os recursos do fundo da [...]

Aproxima-se a hora de fazer Declaração do Imposto de Renda. Os participantes da OABPrev SP, a exemplo do que acontece com as entidades fechadas de previdência complementar em geral, podem deduzir suas contribuições da base de cálculo do IR até 12% do total dos rendimentos tributáveis. O setor, [...]

Fale com nosso chat