Cresce preocupação das famílias com a educação financeira; OABPrev-SP oferece cursos on-line gratuitos

2019-06-11T18:44:22+00:00 terça-feira ,11/06/2019|

Pesquisa conjunta feita pelo Banco Central, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que as famílias brasileiras têm conversado mais sobre finanças. Segundo o levantamento, divulgado em abril último, 85% dos entrevistados discutem o orçamento familiar – ante 82% em 2017 – e 60% deles o fazem com frequência.

A pesquisa faz parte de uma série de estudos realizados recentemente pelos três órgãos em parceria sobre questões ligadas ao relacionamento das famílias brasileiras com o dinheiro. Para o último módulo, foram ouvidos 804 mulheres e homens (acima de 18 anos) de todas as classes sociais nas 27 capitais do país.

A quais fatores seria possível atribuir esse índice em um país que ainda engatinha quando ao assunto é educação financeira? Para Fabio Gallo Garcia, professor e doutor em Finanças pela Eaesp-FGV, a resposta está na desoladora conjuntura econômica. “O alto nível de desemprego e a queda da renda obriga as famílias a ficarem atentas ao seu orçamento”, afirma Garcia.

Com 13,2 milhões de desempregados no Brasil – se considerados também os que estão subempregados ou desistiram de procurar trabalho chega-se ao total de 28,4 milhões de pessoas -, as famílias não tiveram alternativa a não ser envolver todos os seus membros, inclusive filhos, na preparação e no controle do orçamento familiar.

O estudo do Banco Central apontou que para 79% dos entrevistados as decisões financeiras sobre os gastos familiares são tomadas em conjunto por todos os membros da família residentes na mesma casa.

Garcia, contudo, não crê que os resultados do levantamento sejam fruto de uma maior da educação financeira por parte da população: “Observando-se outras pesquisas, vemos que ainda há um nível baixo de pessoas que pensam na aposentadoria, por exemplo. Quando analisamos os motivos de descontrole orçamentário verificamos que, em essência, o principal fator é a falta de organização”.

Autor de uma série de conteúdos sobre educação financeira, incluindo jogos para crianças na Plataforma do Conhecimento da OABPrev-SP (www.oabprev-sp.org.br/cursosonline), desenvolvida  em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas e a Icatu Seguros, empresa parceria que gere os investimentos do fundo da advocacia, Garcia vê na crise econômica uma boa oportunidade para fazer o tema deslanchar, principalmente entre as crianças.

“Dessa forma, se estará educando financeiramente os filhos, se estará mostrando que a receita é sempre limitada, se mostrará diferença entre ‘querer’ e ‘precisar’ de algo. Os crianças devem saber ganhar dinheiro é algo que exige esforço e que deve haver responsabilidade nos gastos. É criar os filhos para a poupança não para o consumismo”, observa.

PLATAFORMA DO CONHECIMENTO

Desde 2008 as entidades fechadas de previdência complementar têm sido incentivadas a desenvolver programas de educação financeira e previdenciária para o seu público. Há cinco cursos disponíveis gratuitamente ao público em www.oabprev-sp.org.br/cursosonline, portal com conteúdo do professor Fabio Gallo Garcia que ensina como organizar a vida financeira de modo simples e didático.

São eles: “Como Organizar o Orçamento Familiar”, “Como Fazer Investimentos – Básico”, “Como Fazer Investimentos – Avançado”, “Como Planejar a Aposentadoria” e “Como Gastar Conscientemente”. Os programas fazem parte de um plano integrado sobre educação financeira chamado Plataforma do Conhecimento.

Para ter acesso ao conteúdo, basta fazer um rápido cadastro (nome e e-mail). Quem desejar receber um certificado ao término do curso deve optar por preencher um segundo formulário, mais completo.

Conheça os cursos da Plataforma do Conhecimento da OABPrev-SP:

COMO ORGANIZAR O ORÇAMENTO FAMILIAR

O curso proporciona conhecimentos necessários para o planejamento financeiro e organização do orçamento para sair do endividamento, por meio da metodologia ABCD, criado pelo professor-doutor Fábio Gallo Garcia, no qual ele classifica as despesas familiares em quatro grupos (Alimentação, Básicos, Confortáveis, Dispensáveis).

Carga horária: 12 horas

COMO GASTAR CONSCIENTEMENTE

Ao fazer um uso adequado do dinheiro, é possível traçar objetivos e metas financeiras. Este curso faz um incentivo ao consumo consciente ao orientar sobre a diferença entre o “Eu Preciso” e o “Eu Quero”. Além disso, revela a diferença real entre pagar à vista e parcelar no cartão de crédito as contas.

Carga horária: 8 horas

COMO FAZER INVESTIMENTOS – BÁSICO

Este curso dá embasamento sobre investimentos pessoais. Qual a lógica de mercado (risco versus retorno)? O que são juros compostos? O que é CDB? Como funciona o Tesouro Direto? E os fundos de investimento? São algumas das questões respondidas para mostrar como é possível realizar bons investimentos com os recursos de que dispomos.

Carga horária: 12 horas

COMO FAZER INVESTIMENTOS – AVANÇADO

Ao aprofundar os conhecimentos sobre investimentos pessoais, este curso ressalta a importância de uma carteira diversificada de aplicações para uma boa saúde financeira. Entre as temáticas abordadas estão: as ações e a Bolsa de Valores, investimentos que valem ou não a pena, como ouro etc.

Carga horária: 8 horas

COMO PLANEJAR A APOSENTADORIA

Planejar devidamente a aposentadoria é um dos segredos para a paz e tranquilidade quando da inatividade laboral. Além de refletir sobre a importância de se traçar um plano para essa fase da vida, este curso garante orientação sobre o que são e como funcionam os fundos de pensão e as modalidades de planos de previdência (PGBL e VGBL) oferecidos.

Carga horária: 10 horas

Mais Notícias OABPrev

Sabe-se que a população brasileira envelhece, e esse é um dos fatores que tornam inadiável a reforma da Previdência. Mas o ritmo atual do envelhecimento populacional, mostram os estudos , é mais rápido do que se imaginava. Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) intitulada “Caraterísticas [...]

Para aperfeiçoar a comunicação com seus 49 mil participantes, a OABPrev-SP lançou um novo dispositivo eletrônico - o chat online, em que é possível tirar dúvidas, obter informações detalhadas sobre o plano, solicitar segunda via de documentos, como acessar a área exclusiva ou o app Meu Futuro etc. [...]

Levantamento feito pela plataforma de investimentos Magnetis e divulgado pelo Valor Investe mostrou que os 10 maiores fundos de previdência oferecidos por bancos no Brasil têm rendido menos que o CDI (Certificados de Depósito Interbancário), índice pós-fixado que acompanha a taxa Selic. O estudo considerou o valor de [...]

Fale com nosso chat