Avançam medidas com vistas à criação de planos-família

2019-01-11T11:02:06+00:00 quinta-feira ,13/12/2018|

Já foram registradas em cartório as alterações estatutárias aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) referentes ao Plano Setorial, que permitirá a criação de planos-família pelos fundos de pensão.

“O Fundo Setorial representa um novo marco histórico para o sistema de Previdência Complementar Fechada. É um divisor de águas que irá produzir uma forte expansão do número de participantes no curto e médio prazos”, prevê Luís Ricardo Marcondes Martins, diretor-p residente da Abrapp.

“Essa é uma grande aposta. Aumentando o leque de potenciais aderentes, naturalmente o número de participantes vai crescer. Trata-se de uma importante medida de fomento do sistema”, afirma o presidente da OABPrev-SP, Marcelo Sampaio Soares. “Na OABPrev-SP, vamos estudar em detalhes o novo modelo e a viabilidade de oferecê-lo ao nosso público”, observa Soares.

Segundo Jarbas de Biagi, a OABPrev-SP “tem total expertise para instituir um novo plano em tempo recorde”. O dirigente pondera, contudo, antes ser necessário promover ciclos de conversas entre todas as Secionais da OAB e Caixas de Assistência instituidoras do fundo de pensão da advocacia, bem como com toda a governança da entidade, para só então disponibilizar a iniciativa às famílias dos advogados. “Um plano de benefício é um compromisso de gerações, por isso precisa ser planejado com a devida responsabilidade”, frisa Biagi.

A estimativa é que cerca de 50 entidades fechadas, considerando algumas das maiores do país, promovam a abertura de novos planos voltados para os atuais participantes e seus familiares por meio da estrutura do Fundo Setorial ainda em 2019. O potencial é de adesão de 500 mil novos participantes no próximo ano.

Mais Notícias OABPrev

Aos 12 anos de sua criação, a OABPrev-SP consolida-se como um dos mais poderosos fundos fechados de previdência do Brasil. Com 48 mil participantes – e o extraordinário ritmo de crescimento médio de 500 adesões por mês –, a previdência da advocacia acumulou até janeiro de 2019 patrimônio [...]

As entidades fechadas de previdência complementar não podem desviar o olhar dos próximos acontecimentos políticos, particularmente a tramitação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. Assim entende Bruno Horovitz, sócio da Icatu Vanguarda, empresa parceria da OABPrev-SP na gestão de investimentos. “Sem dúvida, as atenções no cenário local [...]

Em meio às cogitações que antecedem o envio ao Congresso do projeto de reforma previdenciária do Governo Federal, os fundos de pensão caminham céleres como garantidores do futuro de parcela significativa da população e impulsionadores da economia. Segundo o Consolidado Estatístico da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas [...]