Avançam medidas com vistas à criação de planos-família

2019-01-11T11:02:06+00:00 quinta-feira ,13/12/2018|

Já foram registradas em cartório as alterações estatutárias aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) referentes ao Plano Setorial, que permitirá a criação de planos-família pelos fundos de pensão.

“O Fundo Setorial representa um novo marco histórico para o sistema de Previdência Complementar Fechada. É um divisor de águas que irá produzir uma forte expansão do número de participantes no curto e médio prazos”, prevê Luís Ricardo Marcondes Martins, diretor-p residente da Abrapp.

“Essa é uma grande aposta. Aumentando o leque de potenciais aderentes, naturalmente o número de participantes vai crescer. Trata-se de uma importante medida de fomento do sistema”, afirma o presidente da OABPrev-SP, Marcelo Sampaio Soares. “Na OABPrev-SP, vamos estudar em detalhes o novo modelo e a viabilidade de oferecê-lo ao nosso público”, observa Soares.

Segundo Jarbas de Biagi, a OABPrev-SP “tem total expertise para instituir um novo plano em tempo recorde”. O dirigente pondera, contudo, antes ser necessário promover ciclos de conversas entre todas as Secionais da OAB e Caixas de Assistência instituidoras do fundo de pensão da advocacia, bem como com toda a governança da entidade, para só então disponibilizar a iniciativa às famílias dos advogados. “Um plano de benefício é um compromisso de gerações, por isso precisa ser planejado com a devida responsabilidade”, frisa Biagi.

A estimativa é que cerca de 50 entidades fechadas, considerando algumas das maiores do país, promovam a abertura de novos planos voltados para os atuais participantes e seus familiares por meio da estrutura do Fundo Setorial ainda em 2019. O potencial é de adesão de 500 mil novos participantes no próximo ano.

Mais Notícias OABPrev

Depois de render quatro prêmios Nobel (a Hebert Simon em 1978, Daniel Kahneman em 2002, Robert Shiller em 2013 e Richard Taylor em 2017), a Economia Comportamental passou de um programa de pesquisa marginal para um dos mais influentes conceitos de análise de mercado e de formulação de [...]

A OABPrev-SP iniciará em janeiro o processo de obtenção do Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos do sistema Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Sindapp (Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade [...]

Ainda hoje a história da OABPrev-SP, 12 anos após sua criação, é confundida por alguns advogados com fatos relacionados à Carteira dos Advogados do Ipesp, criada em 1959. Trata-se de entidades de naturezas diversas, regidas por leis diferentes e cujas trajetórias não têm pontos em comum. Prejudicada por [...]