Atuação do Conselho Fiscal é fator de confiança para participantes da OABPrev-SP

2019-04-11T10:44:30+00:00 quinta-feira ,11/04/2019|

No último dia 21 de março, o Conselho Fiscal da OABPrev-SP aprovou as Demonstrações Financeiras e Contábeis da entidade referentes a 2018, as quais, segundo parecer do órgão, “foram elaboradas de acordo com os princípios gerais de governança, e em consonância com as práticas contábeis adotadas no Brasil”. De acordo com o Conselho, os documentos analisados “refletem adequadamente a situação patrimonial e financeira da entidade, razão pela qual recomenda a sua aprovação, em especial no tocante às contas da Diretoria Executiva – exercício do ano de 2018, sem restrições – pelo Conselho Deliberativo da OABPrev-SP”.

O papel do Conselho Fiscal, entretanto, vai muito além da análise de contas.   Órgão fundamental na governança e na geração de confiança dos participantes da OABPrev-SP, o Conselho Fiscal tem como uma de suas missões garantir aos participantes a conformidade das ações da instituição segundo os objetivos definidos na Política de Investimentos e a legislação do setor.

O presidente do Conselho Fiscal da OABPrev-SP, Jairo Haber, disse ao OABPrev Notícias que a administração do fundo de pensão dos advogados tem mostrado rigor no cumprimento das  regras e instruções que as EFPCs (entidades de fechadas de previdência complementar) devem seguir, alinhando a entidade às melhores práticas de governança. “A OABPrev-SP tem cumprido todos os seus deveres legais e contábeis, ao mesmo tempo em que garante bons resultados aos participantes”, declarou Haber.

Segundo Haber, o Conselho Fiscal integrado ainda pela vice-presidente Janete Sanches Morales e pelos conselheiros Vinícius Maia Lima, Patricia Bressan Linhares Gaudenzi, Daniela Marchi Magalhães, Vitor Álvaro de Biagi, Clayton dos Santos Vieira, Fabiana Nunes e Alessandro Regis Martins, acompanha de perto as políticas e as estratégias adotadas pela Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Comitê de Investimentos.

Para Haber, o que garante o sucesso da OABPrev-SP é contar “com um corpo diretivo e técnico devidamente preparado para realizar o seu papel e profundamente conhecedor do sistema previdência complementar”.

Desde março de 2015, quando foi publicada a Resolução 19 do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar), a OABPrev-SP investe na capacitação e na certificação dos seus diretores e conselheiros. Em conformidade com a Instrução número 6 da Previc, os dirigentes são certificados pelo ICSS (Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social), bem como a maioria dos conselheiros. A certificação dos profissionais das entidades fechadas de previdência complementar decorre de um processo de aferição de conhecimento e habilidades na área, com o objetivo de atestar competência para o exercício de cargo ou função.

Diante da futura criação dos planos-família e das estratégias de comunicação e aproximação com a advocacia que a entidade tem adotado, Haber projeta uma perspectiva de crescimento ainda maior nas adesões à OABPrev-SP em 2019 e assegura que o Conselho Fiscal prosseguirá “trabalhando para dar aos participantes segurança, transparência e confiança”.

Mais Notícias OABPrev

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revisou para baixo a previsão de crescimento do PIB em 2019 – de 2,7% para 2,0%. E o crescimento de 2,0% só virá, segundo o Instituto, com a aprovação da reforma da Previdência. A revisão para baixo ocorreu porque os primeiros [...]

O projeto #2020SemPapel da OABPrev-SP segue a todo vapor. Encontra-se em fase final de desenvolvimento a ferramenta de adesão on-line que permitirá aos advogados contratar via site da entidade o plano de previdência da OABPrev-SP, de maneira simples, desburocratizada e sem precisar sair de casa ou do escritório. [...]

Aos 12 anos de sua criação, a OABPrev-SP consolida-se como um dos mais poderosos fundos fechados de previdência do Brasil. Com 48 mil participantes – e o extraordinário ritmo de crescimento médio de 500 adesões por mês –, a previdência da advocacia acumulou até janeiro de 2019 patrimônio [...]