Abrapp é contra fusão entre Previc e Susep

2019-02-06T11:21:17+00:00 sexta-feira ,18/01/2019|

“Estamos acompanhando de perto a questão, e estamos preocupados com as discussões sobre mudanças na estrutura dos órgãos de fiscalização e regulação do sistema que indicam a fusão entre Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e Susep (Superintendência de Seguros Privados)”. A afirmação é do presidente da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Luís Ricardo Marcondes Martins. A junção dos dois órgãos vem sendo cogitada pelo Governo Federal.

“Defendemos o fortalecimento da Previc, com sua autonomia financeira e administrativa, para continuar contribuindo com o aperfeiçoamento do sistema. Estamos estabelecendo uma interlocução com a equipe econômica do governo em que defendemos essa posição”, disse Martins.

Segundo o dirigente, a Abrapp há tempos postula a criação de uma agência para supervisionar e acompanhar os produtos que contribuem para a formação de longo prazo que atue independentemente de órgãos que se ocupem de produtos financeiros, “por causa de suas diferenças óbvias”.

De outra parte, Martins enaltece a atuação da Previc: “Não foi ainda possível a criação de uma agência reguladora, mas a Abrapp apoiou a criação da Previc que, apesar de manter uma estrutura de autarquia, está funcionando bem. É claro que precisa de aperfeiçoamento, mas tem funcionado bem”.

O presidente da Abrapp também reconhece o trabalho dos atuais dirigentes da Previc: “Temos de enaltecer o bom trabalho realizado pela Diretoria Colegiada da Previc em 2017 e 2018, sob o comando de Fábio Coelho. Em especial, foi muito importante a complementação com o trabalho do diretor de Licenciamento, Carlos Marne, com quem concretizamos um importante trabalho a quatro mãos, que foi o regulamento do PrevSonho”.

Mais Notícias OABPrev

Administrar e gerir os ativos de um fundo previdenciário tem custo. No caso das entidades fechadas de previdência complementar, a legislação manda a gestão de ativos ser terceirizada para uma empresa especializada, que é remunerada pelo serviço com base em um percentual adicional às contribuições dos participantes. É [...]

O sistema fechado de previdência complementar brasileiro está à prestes a somar 1 trilhão de reais em patrimônio, operando com 100% de solvência e pagando anualmente mais de 60 bilhões de reais a mais de 850 mil aposentados e pensionistas. Os números foram anunciados pelo presidente da Abrapp [...]

A OABPrev-SP atingiu a marca de 50 mil participantes ativos. Trata-se de um marco simbólico para a entidade instituída pela OAB-SP e pela CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) há 13 anos. A participante de número 50 mil é Marcela Pache Lopes Rodrigues, de 25 [...]

Fale com nosso chat