“A recuperação da previdência complementar fechada já uma realidade”, afirma presidente da OABPrev SP

2020-10-15T19:12:41+00:00 quinta-feira ,15/10/2020|

A OABPrev SP é o maior fundo de previdência complementar instituído por entidades de classe do Brasil. Apresenta crescimento exponencial ao longo dos seus 14 anos de existência, mais de 50 mil participantes e patrimônio de quase 1 bilhão de reais neste momento. Esses dados foram levados pelo presidente do fundo da advocacia, Marcelo Sampaio Soares, a evento on-line promovido pelo Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) no último dia 6 de outubro.

“Uma das nossas missões é disseminar a cultura previdenciária entre os advogados. É preciso renunciar ao consumo imediato para, lá na frente, se ter tranquilidade na hora da inatividade”, disse Soares ao informar que 296 pessoas já recebem benefícios do plano.

O dirigente destacou que, a despeito das intempéries econômicas provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o setor em geral e a OABPrev SP em especial saíram-se bem. “Os desafios da previdência complementar no cenário da pandemia foram superados, a recuperação já é uma realidade. Mesmo com tudo que aconteceu, o setor se recuperou”, observou.

O presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev SP, Jarbas de Biagi, também palestrou no evento do Iasp. Disse que os marcos regulatórios dos fundos de pensão, no Brasil, são os mais avançados do mundo. E que o setor tende a crescer ainda mais rápido face à nova realidade global: “No mundo todo o Estado tem diminuído sua proteção social previdenciária, partindo para auxílios assistenciais. Isso leva as pessoas a buscarem uma proteção previdenciária privada”.

Sobre o fundo da advocacia, Biagi destacou o ganho de governança alcançado por conta de uma estrutura administrativa equilibrada e plural, em que um Comitê de Investimento soma-se à Diretoria Executiva, ao Conselho Deliberativo e ao Conselho Fiscal. “Essa composição minimiza os riscos. Não existe decisão isolada na OABPrev SP”, enfatizou.

Acerca do comportamento da entidade durante a pandemia, no tocante ao campo financeiro, Biagi explicou que “a realidade dos juros negativos de hoje no Brasil não é novidade na Ásia, na Europa ou nos Estados Unidos – a própria economia gera títulos e investimentos para que você atravesse esse ciclo”.

Jarbas de Biagi ainda falou das ações de comunicação deflagradas pela OABPrev SP durante a pandemia, cujos resultados foram positivos: “Nós incrementamos a informação aos participantes para que não houvesse uma explosão de resgates. Com isso, o número de resgates foi pequeno”.

A previdência complementar no momento econômico brasileiro foi debatida no evento do Iasp, transmitido em tempo real pelo YouTube. Marcelo Sampaio Soares e Jarbas de Biagi foram palestrantes ao lado de Reginaldo José Camilo, presidente da Fundação Itaú Banco, Marcos Vinício Raiser da Cruz, presidente da Comissão de Estudos de Direito Bancário do Iasp, e Rosa Maria Andrade Nery, professora livre-docente da PUC SP.

Mais Notícias OABPrev

As cortes superiores aprofundaram nos últimos anos sua compreensão sobre temas da previdência complementar, particularmente o funcionamento dos planos de benefícios e o contrato previdenciário. Assim entende o ministro do Superior Tribunal de Justiça Ricardo Villas Bôas Cueva, que participou do 15º Encontro Nacional de Advogados das Entidades [...]

A OABPrev-SP alcançou em julho rentabilidade de 1,47%, mesmo mês em que o CDI foi de 0,19% e a Poupança rendeu 0,13%. O resultado ratifica o êxito da política de investimento da entidade que, mesmo com as intempéries econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus, obteve no segundo [...]

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei de autoria do deputado Christino Áureo (PP/RJ) - PL 4016/2020 - que determina que as contribuições extraordinárias para equacionamento de déficits das entidades fechadas de previdência complementar possam ser deduzidas do Imposto de Renda, alterando a legislação tributária federal (Lei [...]

Fale com nosso chat