“A formação de poupança previdenciária é indispensável à retomada dos investimentos”, afirma presidente da Abrapp

2020-11-24T16:57:21+00:00 terça-feira ,17/11/2020|

Mais de 4 mil participantes on-line e alguns dos mais renomados especialistas do país, além de membros do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Esse é o desenho do 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, realizado pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) de 16 a 19 de novembro. A mensagem do setor ao país pode ser resumida nas palavras do presidente da entidade, Luís Ricardo Marcondes Martins, durante a solenidade de abertura do evento.

“Saímos fortalecidos das crises dos anos 90 e 2000 e hoje conseguimos superar a pandemia quase sem perdas. O setor preserva o patrimônio de milhões de pessoas”, disse o dirigente. “Ao país interessa que tenhamos êxito. A formação de uma poupança previdenciária sólida é indispensável à retomada dos investimentos”, acrescentou.

Na avaliação de Martins, o cenário econômico requer responsabilidade, mas o quadro que se esboça é de otimismo, com setores da economia apresentando recuperação em “V”. Paralelamente, a previdência complementar se moderniza, observou: “O sistema é capaz de repensar sua própria cultura. Hoje, buscamos no mercado inspiração para criação de novos produtos”.

Para o presidente da Abrapp, a parceria entre os setores público e privado no campo previdenciário é fundamental, posto estar evidente que “a Previdência Social deve preservar apenas a renda básica da população”.

O sistema fechado de previdência complementar paga 70 bilhões de reais por ano em benefícios e, no entender de Martins, “está preparado para ainda mais protagonismo”, como demonstra o avanço de iniciativas inovadoras como os Planos Família e Setoriais.

“O nosso sistema pode triplicar o número de trabalhadores protegidos. Nosso DNA é social. O que nossas entidades buscam é o bem comum”, sentenciou.

Toffoli – O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli dividiu com o presidente da Abrapp a solenidade de abertura do 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada. Toffoli enfatizou a importância de que o sistema de previdência complementar conte com segurança jurídica e disse considerar fundamental que a poupança esteja atrelada ao desenvolvimento socioeconômico.

“Nenhum projeto de Nação pode abdicar dos fundos de previdência privados como um dos indutores do desenvolvimento nacional”, afirmou o ministro.

De outra parte, Dias Toffoli falou sobre o efeito deletério das fake news sobre a democracia. Num duro recado aos disseminadores de notícias falsas e assassinos de reputação, discorreu: “O contexto histórico em que vivemos é propício à desinformação e ao conflito. O ódio e a intolerância na esfera pública são os principais responsáveis pelos dramas que vivemos”.

Segundo Toffoli, “na era da pós-verdade e dos guetos das redes sociais, a cortes também são alvos de desinformação. As notícias falsas tem 70% mais replicação do que as verdadeiras”, segundo estudo de órgão especializado internacional.

Como exemplo, citou “a narrativa de desconstrução do resultado nas eleições americanas” e manifestações antivacina em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil, absurda negação da ciência e do avanço da civilização.

Mais Notícias OABPrev

Para aperfeiçoar a comunicação com seus participantes, a OABPrev-SP lançou em maio de 2019 um novo dispositivo eletrônico - o chat online, em que é possível tirar dúvidas, obter informações detalhadas sobre o plano, solicitar segunda via de documentos, como acessar a área exclusiva ou o app Meu [...]

Desde junho de 2018, a OABPrev SP não cobra taxa de administração dos seus contribuintes – a própria entidade arca com os custos administrativos, diferentemente do que fazem as outras entidades de previdência complementar. “Graças à solidez que alcançamos e depois de um estudo que nos deu segurança [...]

A gestão da OABPrev SP que se encerra em dezembro de 2020 carregará algumas marcas indeléveis, como a da inauguração da nova sede da entidade, em junho de 2018, e o alcance dos 50 mil participantes, em novembro de 2019, numero que hoje subiu para 51.318, perfazendo um [...]

Fale com nosso chat