Medidas da OABPrev SP amenizam efeitos da pandemia entre participantes e assistidos

2020-07-03T13:12:19+00:00 sexta-feira ,12/06/2020|

Atitudes proativas, bem concebidas, têm o poder de amenizar os impactos do novo coronavírus sobre pessoas e instituições. Entre entidades fechadas de previdência complementar não é diferente. No caso da OABPrev SP, medidas de gestão nesse sentido estão sendo tomadas desde o início da pandemia.

Em maio, o fundo de previdência da advocacia anunciou a concessão de empréstimo a participantes e assistidos em condições especiais. A taxa cobrada será de 0,5% ao mês mais o INPC, algo bem abaixo do que se pratica no mercado. O prazo máximo será de 36 meses. Participantes ativos em dia com o plano poderão contratar até 20% do seu saldo individual, e os assistidos, até seis vezes o valor do beneficio que recebem, arcando com parcelas que não ultrapassem 30% desse valor.

“Tomamos todas as medidas para gerar esse benefício ao custo mais baixo possível. Nós, diretores e conselheiros, estamos sensíveis à situação atual, que requer solidariedade e ações proativas”, afirmou o presidente da entidade, Marcelo Sampaio Soares.

“A linha de empréstimos é uma das modalidades previstas na Resolução 4.661 do Conselho Monetário Nacional. Após estudos detalhados, a Diretoria Executiva entendeu de propor e o Conselho, após duas reuniões de análise, aprovou a linha de empréstimo”, relatou Jarbas de Biagi, presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev SP.

“Ao tomar esta iniciativa, a OABPrev SP e suas instituidoras, OAB SP e CAASP, mostram extrema sensibilidade com a situação difícil pela qual passam muitos participantes e assistidos devido à terrível pandemia. As condições oferecidas para aquisição de empréstimo são as melhores, possibilitadas pela solidez do fundo de previdência da advocacia”, salientou Daniel Blikstein, vice-presidente do Conselho Deliberativo da entidade.

Sem reajuste nas contribuiçõesNa primeira semana se junho, a OABPrev SP informou que a contribuição mensal para aposentadoria de seus participantes não será reajustada neste ano.

“Muitos de nossos participantes tiveram perda de receita e estão apreensivos quanto ao futuro. Para auxiliá-los, decidimos, depois de muito estudo, não reajustar a contribuição anual ao nosso plano, exceto a parte do risco. Tal medida não impactará o fluxo de nosso plano de benefício, uma vez que todos os testes elaborados por nossos técnicos foram favoráveis à medida”, explicou Paulo Carvalheiro, diretor administrativo e de Benefícios da OABrev SP.

Antes, no início de abril, a OABPev SP informou que os benefícios por morte e invalidez total e permanente a seus assistidos, cujo sinistro decorra de infecção pelo coronavírus, seriam pagos conforme o regulamento do plano de previdência da advocacia, sem qualquer excludente por pandemia. A exclusão por epidemia ou pandemia, que é comum no setor segurador, não existe no âmbito do plano de previdência da advocacia.

Rentabilidade, equilíbrio e transparênciaParalelamente às medidas de apoio momentâneo a participantes e assistidos, a OABPrev SP tem gerido seus investimentos de modo a alcançar boa rentabilidade sem abrir mão da segurança. E os resultados, no cenário econômico atual, são excelentes: em abril, o fundo da advocacia alcançou rentabilidade de 1,54%, ou seja, 550% do CDI (0,38%) e 700% da Poupança (0,22%). O resultado recuperou parte das perdas registras em fevereiro e março.

“Estamos mantendo uma linha estratégica nos investimentos, mas sempre priorizando segurança, rentabilidade e liquidez”, destacou Marco Antonio Cavezzale Curia, diretor financeiro da entidade.

No site da OABPrev SP (oabprev-sp.org.br) está disponível o Relatório Anual de Informações (RAI) referente ao ano de 2019, ação sobre a qual todos os participantes do fundo de previdência da advocacia foram informados por e-mail.

Do RAI constam todos os demonstrativos administrativos, financeiros e contábeis do plano, balanços, política de investimentos, rentabilidade, evolução do número de participantes e outros quesitos referentes ao exercício de 2019. O documento inclui pareceres de auditoria independente, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da entidade. Em todas as manifestações, destaca-se o equilíbrio das contas da OABPrev SP.

Quem percorrer as 42 páginas da versão completa do RAI verá a descrição de um plano previdenciário com mais de 51 mil participantes, dono de ativos líquidos de 928 milhões de reais ao término de 2019 e que já paga benefícios a 255 pessoas. Verá, também, que a OABPrev SP apresentou rentabilidade líquida de 8,91% em 2019.

Mais Notícias OABPrev

“Neste momento tão difícil, a OABPrev SP mostra-se uma entidade proativa, preparada para tomar iniciativas que vão além de suas ações de rotina. Participantes e assistidos precisam disso.” Quem afirma é o vice-presidente do Conselho Deliberativo do fundo de previdência da advocacia, Daniel Blikstein. Nesse sentido, duas meditas [...]

A contribuição mensal para aposentadoria dos participantes da OABPrev SP não será reajustada neste ano. A decisão, tomada pela Diretoria e ratificada pelo Conselho Deliberativo da entidade, soma-se a outras medidas destinadas a amenizar os efeitos econômicos da pandemia de coronavírus sobre os mais de 50 mil contribuintes [...]

Em breve, participantes e assistidos da OABPrev SP poderão fazer empréstimo junto ao fundo de previdência da advocacia. “As condições serão excelentes. Tomamos todas as medidas para gerar esse benefício ao custo mais baixo possível. Nós, diretores e conselheiros, estamos sensíveis à situação atual, que requer solidariedade e [...]

Fale com nosso chat