Especialista em planejamento financeiro ensina a traçar objetivos

2020-07-01T17:47:58+00:00 quarta-feira ,03/06/2020|

A pandemia de Covid-19 derrubou a receita dos trabalhadores, obrigando-os a reorganizar suas despesas pessoais. Da mesma forma, ações visando ao futuro precisam ser repensadas. Em entrevista ao OABPrev-SP Notícias, a economista Thabata Abreu, especialista em planejamento financeiro, ensina como arquitetar um planejamento que atenda às necessidades financeiras de curto, médio e, especialmente, longo prazo.

“Ainda que forçosamente, fomos convidados a repensar a forma como lidamos com o dinheiro, os hábitos de consumo, o estilo de vida, e a entender como tudo isso pode ser sustentável hoje e também no futuro, quando a pandemia passar e seguirmos envelhecendo”, diz Thabata, que é criadora do site Finanças com Propósito. E prossegue: “Apesar de todas as incertezas e imprevisibilidades do momento, as estatísticas ainda afirmam: nós não vamos morrer amanhã”.

Thabata Abreu é entusiasta da estratégia denominada Goal-Based Investing, isto é, investimento baseado em objetivos, pela qual a alocação dos recursos financeiros baseia-se fundamentalmente em metas pessoais estipuladas pelos indivíduos. Algo bem afeito à natureza dos planos de previdência.

A economista explica: “Muitas pessoas têm dificuldade em controlar o orçamento, não por falta de uma ferramenta de controle, como um caderno, uma planilha ou um aplicativo, tampouco por características comportamentais, como a falta de disciplina, mas muito por conta de não terem objetivos de curto, médio e longo prazo bem estabelecidos. Ninguém poupa ou adia um consumo imediato a troco de nada. É preciso ter plena consciência de como e onde se quer chegar”.

Por causa dessa falta de objetividade durante a fase laborativa, muitos chegam à idade madura ou a momentos de crise descapitalizados e sem condições de manter o padrão de vida que conquistaram.

A partir da identificação dos objetivos de vida, é necessário que eles sejam precificados e datados. Em seguida, é importante dar prioridade à execução desses objetivos no orçamento doméstico e no controle orçamentário. “Quem tem como objetivo se aposentar dentro de 30 anos, com uma determinada quantia de renda mensal, reservará parte do salário logo que este cair na conta corrente, porque lembrará da finalidade e da importância que deu à ação”, exemplifica.

No caso da aposentadoria, ela destaca que desde a reforma da Previdência Social o setor previdenciário complementar brasileiro têm se mostrado muito atrativo. “Hoje, a previdência complementar se apresenta com um dos melhores produtos financeiros que se possa ter acesso. Garante que o patrimônio do participante acesse as melhores estratégias de investimentos no mercado e ainda lhe retorna benefícios tributários”, afirma.

Conhecedora do mercado de previdência complementar, a consultora enaltece a OABPrev SP por sua transparência e solidez, e elogia também as empresas parceiras da entidade – a Mongeral Aegon, responsável pela comercialização do plano, e a Icatu Vanguarda, gestora do fundo. “Com a Icatu e a Mongeral a advocacia conta com duas instituições de ponta para lhe oferecer as melhores estratégias do mercado”, registra.

Mais Notícias OABPrev

“Neste momento tão difícil, a OABPrev SP mostra-se uma entidade proativa, preparada para tomar iniciativas que vão além de suas ações de rotina. Participantes e assistidos precisam disso.” Quem afirma é o vice-presidente do Conselho Deliberativo do fundo de previdência da advocacia, Daniel Blikstein. Nesse sentido, duas meditas [...]

A contribuição mensal para aposentadoria dos participantes da OABPrev SP não será reajustada neste ano. A decisão, tomada pela Diretoria e ratificada pelo Conselho Deliberativo da entidade, soma-se a outras medidas destinadas a amenizar os efeitos econômicos da pandemia de coronavírus sobre os mais de 50 mil contribuintes [...]

Em breve, participantes e assistidos da OABPrev SP poderão fazer empréstimo junto ao fundo de previdência da advocacia. “As condições serão excelentes. Tomamos todas as medidas para gerar esse benefício ao custo mais baixo possível. Nós, diretores e conselheiros, estamos sensíveis à situação atual, que requer solidariedade e [...]

Fale com nosso chat