195 advogados ou familiares já recebem benefícios da OABPrev-SP

2019-02-28T18:58:36+00:00 quarta-feira ,30/01/2019|

Maior fundo de pensão instituído por entidades de classe do Brasil, a OABPrev-SP adentrou 2019 com 48 mil participantes. Não bastasse o ritmo de adesões contínuo – mais de 500 novos ingressantes a cada mês -, o fundo da advocacia já paga benefícios a 195 pessoas, sejam aposentadorias, pensões por morte ou invalidez. A média de pagamentos da folha de beneficiários do fundo da advocacia é de 400 mil reais por mês.

“Comemoramos quando alcançamos boa rentabilidade, quando mantemos um forte ritmo de novas adesões e quando nosso patrimônio aumenta significativamente. Mas nenhum desses itens tem mais relevância do que o pagamento de benefícios ao nosso público – essa é a razão de existir da OABPrev-SP e o que confirma de fato a eficiência da gestão”, avalia o presidente do fundo da advocacia, Marcelo Sampaio Soares.

“É com grande entusiasmo que vemos a entidade pagando tal valor em benefícios – esse é o nosso mister. Esse dado, somado ao constante ingresso de advogados e dependentes no plano, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Paulo Carvalheiro, diretor administrativo e de Benefícios da OABPrev-SP.

“É importante destacar que a entidade se preocupa muito em evoluir nos aspectos ligados à governança e aos investimentos, e os números demonstram o equilíbrio atuarial do fundo”, observa Carvalheiro.

Os participantes ativos da OABPrev-SP têm 39,05 anos de idade, em média. Encontram-se, portanto, abaixo da idade média dos brasileiros em geral que contribuem para algum tipo de aposentadoria privada, que é de 44,5 anos, segundo o estudo “Perfil dos Contribuintes para Previdência Privada”, feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

“Receber benefício não significa, obrigatoriamente, que o participante parou de trabalhar, mas sim que tem uma renda complementar capaz de lhe assegurar melhor qualidade de vida”, salienta Carvalheiro.

Instituída em 2006 pela OAB-SP e pela CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), a OABPrev-SP conta atualmente com patrimônio de 800 milhões de reais. A entidade agrega advogados inscritos nas Seções da OAB de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Mais Notícias OABPrev

Metade do ano se foi e nesses seis meses a OABPrev-SP atingiu rentabilidade de 4,45%, o equivalente a 144% do CDI (Certificados de Depósito Interbancário), que no mesmo período alcançou 3,07%. De janeiro a junho de 2019, OABPrev-SP também superou com folga os 2,25% de rentabilidade da Poupança [...]

O momento da economia brasileira, com taxa básica de juros a 6,5% (viés de baixa) e inflação abaixo da meta (3,80% ao ano, em julho), tem desafiado as entidades fechadas de previdência complementar, que tradicionalmente priorizam os títulos públicos pelo baixo risco e a boa rentabilidade agregada.  Apesar [...]

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) realizou sua primeira reunião neste governo no último dia 25 de julho, em Brasília. Em pauta, temas como os desdobramentos da reforma da Previdência, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, a operacionalização das regras do CNJ por plano e [...]

Fale com nosso chat