195 advogados ou familiares já recebem benefícios da OABPrev-SP

2019-02-28T18:58:36+00:00 quarta-feira ,30/01/2019|

Maior fundo de pensão instituído por entidades de classe do Brasil, a OABPrev-SP adentrou 2019 com 48 mil participantes. Não bastasse o ritmo de adesões contínuo – mais de 500 novos ingressantes a cada mês -, o fundo da advocacia já paga benefícios a 195 pessoas, sejam aposentadorias, pensões por morte ou invalidez. A média de pagamentos da folha de beneficiários do fundo da advocacia é de 400 mil reais por mês.

“Comemoramos quando alcançamos boa rentabilidade, quando mantemos um forte ritmo de novas adesões e quando nosso patrimônio aumenta significativamente. Mas nenhum desses itens tem mais relevância do que o pagamento de benefícios ao nosso público – essa é a razão de existir da OABPrev-SP e o que confirma de fato a eficiência da gestão”, avalia o presidente do fundo da advocacia, Marcelo Sampaio Soares.

“É com grande entusiasmo que vemos a entidade pagando tal valor em benefícios – esse é o nosso mister. Esse dado, somado ao constante ingresso de advogados e dependentes no plano, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Paulo Carvalheiro, diretor administrativo e de Benefícios da OABPrev-SP.

“É importante destacar que a entidade se preocupa muito em evoluir nos aspectos ligados à governança e aos investimentos, e os números demonstram o equilíbrio atuarial do fundo”, observa Carvalheiro.

Os participantes ativos da OABPrev-SP têm 39,05 anos de idade, em média. Encontram-se, portanto, abaixo da idade média dos brasileiros em geral que contribuem para algum tipo de aposentadoria privada, que é de 44,5 anos, segundo o estudo “Perfil dos Contribuintes para Previdência Privada”, feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

“Receber benefício não significa, obrigatoriamente, que o participante parou de trabalhar, mas sim que tem uma renda complementar capaz de lhe assegurar melhor qualidade de vida”, salienta Carvalheiro.

Instituída em 2006 pela OAB-SP e pela CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), a OABPrev-SP conta atualmente com patrimônio de 800 milhões de reais. A entidade agrega advogados inscritos nas Seções da OAB de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Mais Notícias OABPrev

Administrar e gerir os ativos de um fundo previdenciário tem custo. No caso das entidades fechadas de previdência complementar, a legislação manda a gestão de ativos ser terceirizada para uma empresa especializada, que é remunerada pelo serviço com base em um percentual adicional às contribuições dos participantes. É [...]

O sistema fechado de previdência complementar brasileiro está à prestes a somar 1 trilhão de reais em patrimônio, operando com 100% de solvência e pagando anualmente mais de 60 bilhões de reais a mais de 850 mil aposentados e pensionistas. Os números foram anunciados pelo presidente da Abrapp [...]

A OABPrev-SP atingiu a marca de 50 mil participantes ativos. Trata-se de um marco simbólico para a entidade instituída pela OAB-SP e pela CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) há 13 anos. A participante de número 50 mil é Marcela Pache Lopes Rodrigues, de 25 [...]

Fale com nosso chat